|
|
Great Western (1908-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
METROREC (1996-) |
PARADA
LACERDA (atual estação RODOVIÁRIA) Município
de Recife, PE |
Ligação
Norte - km 15 (1960) |
|
PE-3187 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 29.12.1908 |
Uso atual: estação
de trens metropolitanos conjugada com a estação rodoviária
do Recife (2023) |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 2002? |
|
HISTORICO
DA LINHA: A ligação Norte, construída em 1908
para unir as linhas Centro (em Coqueiral) e Norte (em Camaragibe),
acabou sendo a responsável pela desativação da
linha que vinha do Brum, lá pelos anos 1940-50. Esta ligação
possuía apenas uma parada intermediária, justamente
a Parada Lacerda. Em 1982, desta ligação passou a sair
uma variante para a linha Sul, em Prazeres, para permitir a passagem
de cargueiros por fora da zona urbana do Recife. |
|
A ESTAÇÃO: A Parada Lacerda foi inaugurada em 1908, na ligação
Norte, aberta nesse ano ligando as estações de Tijipió
(e a partir de 1919, a de Coqueiral), na linha Centro,
e de Camaragibe, a nova, na linha Norte. Desde a primeira metade
dos anos 1930, os trens de passageiros já não saíam
mais de Brum, mas de Cinco Pontas, indo encontrar a
linha Norte fora da cidade do Recife. A linha de Brum
a Camaragibe seria mais tarde retirada e os trens que seguiam
para a Paraíba passaram a fazê-lo através da linha
em que estava a Parada Lacerda. Muitos anos depois, em 1982,
dali passou a sair a variante Lacerda-Prazeres, construída
para permitir a passagem de trens cargueiros para viabilizar o Metrorec,
metrô do Recife que começava a ser construído
sobre a linha da antiga E. F. Central de Pernambuco, ligando a velha
parada com a região de Prazeres (na linha Sul).
A variante cruzava a linha Centro para atingir Prazeres. Esta
linha eliminou os cargueiros da futura linha do metrô (a primeira,
ou seja, Recife-Jaboatão e que substituiria os trens
de subúrbio que faziam essa linha, suspensos durante a construção
do metrô) e também permitia a passagem (embora por pouco
tempo, pois eles logo acabaram) dos trens de passageiros de longo
percurso que ainda circulavam nessa época, ligando Recife
ao interior pela linha Centro e pela linha Norte. A
Parada Lacerda, pelo que entendi, transformou-se na estação
da Rodoviária, do Metrorec, e desde 2002 está interligada
pela linha do metrô com a estação de Camaragibe.
Sobre a Parada Lacerda, que hoje está localizada ao lado da atual Estação Rodoviária do Metrô do Recife, a parada está com a plataforma e os trilhos conservados, e pode ser registrada em fotos quando se sai do metrô para o terminal de ônibus urbanos e rodoviários. A linha serviu até recentemente para o transporte de locomotivas e vagões antigos que seguiram para a CBTU-João Pessoa.
Inclusive, a linha é a continuação da estação Curado, que atende os VLTs a diesel com destino à estação Cajueiro Seco e o ramal sul até o Cabo, mas infelizmente não recebe trens e passageiros, mesmo com a estrutura mantida.
(ACIMA: Estação desativada de Parada Lacerda em 2023 (Foto Mateus Mello).
(ACIMA: Estação desativada de Parada Lacerda em 2023 , mas ainda ligada à estação Curado do metrô (Foto Google Maps).
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
27.03.2023
|
|