|
|
Great Western (1919-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
COQUEIRAL
Município de Jaboatão, PE |
Linha Centro - km 10 (1960) |
|
PE-3111 |
|
|
Inauguração: 31.08.1919 |
Uso atual: desconhecido |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife a Jaboatão,
pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que mais tarde viria
a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se
pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida,
somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro, no ano de 1963, sem
se entroncar com linha alguma na região. Antes disso, em 1950,
a União incorporou a rede da Great Western, que passou a se
chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP passou a se chamar
Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou a ser controlada
pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada por esta a partir
de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram suprimidos e mantidos
apenas no trecho entre Recife e Jaboatão, como trens de subúrbio.
Atualmente (2005), de Jaboatão para a frente, a linha está
abandonada, sem movimento ferroviário por parte da CFN, concessionária
da linha desde 1997. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Coqueiral foi inaugurada em 1919. Sua abertura parece ter
sido conseqüência da existência, desde 1908, de uma
linha ligando a estação de Tijipió até
a estação nova de Camaragibe, esta na linha
Norte. Como a chave para a ligação entre as linhas
estava localizada 800 metros à frente da estação
do Tijipió, decidiu-se pela construção
de uma estação, justamente Coqueiral, para melhor
controle, em 1919. Desde a primeira metade
ACIMA: Mapa da parte norte do município de
Jaboatão nos anos 1950, por onde corre a linha Centro da RFN,
de leste a oeste. Aparecem, para o norte e para o sul, algumas ferrovias
de usinas. A estação de Coqueiral não aparece
no mapa da linha, acima, mas ficava a leste do município, na
divisa com o Recife, onde existe a bifurcação da linha,
vista no mapa seguindo para o município de São Lourenço
da Mata. (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE,
volume IV, 1958).
dos anos 1930, os trens de passageiros já não
saíam mais de Brum, mas de Cinco Pontas, indo
encontrar a linha Norte fora da cidade do Recife. A
linha de Brum a Camaragibe seria mais tarde retirada
e os trens que seguiam para a Paraíba passaram a fazê-lo
através de uma nova ligação entre a antiga Central
de Pernambuco, que partia de Coqueiral, nesta linha, até
encontrar Camaragibe. Em 31/8/1980, era citado um trem de passageiros
da RFFSA ligando Coqueiral a São Lourenço
da Mata (Diário de Pernambuco, 31/8/1980). Como
ainda existia o trem Recife-Salgueiro, teriam os passageiros
que se dirigiam a São Lourenço da Mata que pegar
este trem e baldear em Coqueiral? Atualmente, existe uma estação
de nome Coqueiral no metrô do Recife (Metrorec). Não
sei se fica no mesmo local da antiga.
(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958; Luiz Ruben F. de A.
Bonfim, 2002; Guias Levi, 1932-1982; Correio dos Ferroviários,
01/1969; Diário de Pernambuco, edições entre
1980 e 1982; Mapas - acervo R; M; Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Coqueiral, já em linhas modernas,
em 1968. Foto Correio dos Ferroviários, 01/1969 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.09.2011
|
|