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Great Western (1881-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CAMARAGIBE
Município de Camaragibe, PE |
Linha Norte - km 20 (1960) |
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PE-3185 |
Altitude: 36 m |
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Inauguração: 20.10.1881 |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1908 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha que
originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza,
próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba,
foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa
que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro.
Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde
D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883,
entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já
no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também
passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas,
a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o
que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW
para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do
RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado
à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA.
A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que
obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de
passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos
1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Camaragibe foi aberta em 1881. O livro de Cyro Deocleciano
de 1886 cita a abertura do trecho no dia 24. Esta era a estação
velha, situada (*) no km 18,300.
Em dezembro de 1908, foi aberta a estação de Camaragibe,
a nova, 1.200 metros à frente, para a recepção
da nova linha que ligava a estação de Tijipió
(e depois, Coqueiral, construída no ponto de saída
do ramal, em 1919) e ligava as linhas Centro e Norte.
A velha seguiu existindo pelo menos até 1949, quando era reportada
como sendo uma parada apenas. Em 1960 já não é
citada.
Desde a primeira metade dos anos 1930, os trens de passageiros já
não saíam mais de Brum, mas de Cinco Pontas,
indo encontrar a linha Norte fora da cidade do Recife
através da ligação Norte, de 1908, entre a antiga
Central de Pernambuco e Camaragibe.
Esta nova estação, então, desde a abertura em
1908 era um entroncamento da linha que vinha de Brum e agora
aparentemente somente era usada apenas para cargueiros e da linha
que agora partia de Cinco Pontas com os trens de passageiros
(o Asa Branca, por exemplo) para a Paraíba.
A partir dos anos 1960, com a desativação total da linha
que vinha de Brum, deixou de ser um entroncamento (*História
de uma estrada de ferro do Nordeste, Estevão Pinto, 1949).
A estação do metrô de Camaragibe não foi construída no
local da antiga estação, pois o trajeto dos trilhos do metrô,
no trecho após a Parada Lacerda, não tomou o caminho da antiga
via, pois esta, nesse trecho, ainda era operacional em 2009 para cargueiros
que iam até o porto de Pecem.
A estação de Camaragibe está hoje totalmente abandonada,
sem teto e servindo de abrigo para marginais e viciados.
"
Muito se fala a respeito da restauração dessa centenária estação, porém a mesma fica localizada em uma área já marginalizada que já não é mais o centro comercial de administrativo da cidade. A estação fica bem próxima a avenida Dr Belmino Correria, estrada mais importante da cidade" (Rodrigo Henrique, 26/5/2021)".
Acredito que no passado possuía um pátio amplo para manobras e demais operações ferroviárias e o fato de ficar ao lado dessa avenida facilitava o acesso das pessoas, carros de bois, carroças e até caminhões pra escoar mercadorias pela linha. Com o fim das operações ferroviárias, aquele espaço ficou ocioso e começou a ser invadido por casas.
Em 2021, a estação encontrava-se cercada por casas , uma restauração ao meu ver só seria viável se todas as casas que cercam a visão da estação para a avenida Dr Belmino fossem removidas e talvez a estação pudesse ser transformada em um
UPA , porém sabemos que a remoção das casas seria muito difícil. Na realidade esse espaço deveria estar gerando riqueza através do transporte ferroviário e as ruínas e invasões são apenas consequências de um lugar que já perdeu a função a qual foi originalmente projetado.
ACIMA: Diretores e engenheiros ingleses da Great
Western que recepcionaram o Sr. Affonso Penna (o baixinho de chapéu
e paletó escuro), presidente eleito do Brasil, na estação
de Camaragibe ainda a original (não a atual abandonada) em
agosto de 1906 (O Malho, 18/8/1906).
ACIMA: Trilhos para Pecem, pobreza, sujeira e abandono
passam ao largo da antiga estação de Camaragibe, um
prédio de 1908, portanto já centenário (Foto
Sydney Correa, 01/2009).
ACIMA: Localização da estação
de Camaragibe atualmente (com a flecha) e a estação
do metrô do mesmo nome (com um M branco num quadrado azul, à
direita da antiga a ubs 4-5 quarteirões) (Cessão Sydney
Correa, 01/2009).
(Fontes: Sydney Correa; Coaraci Camargo; O
Malho, 1906; Cyro Deocleciano Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas
de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1917-36; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação, sem data e autor |
A estação em 01/2009. Foto Sydney Correa |
A estação em 01/2009. Foto Sydney Correa |
A estação em 26/5/2019. Foto Rodrigo Henrique |
A estação em 26/5/2019. Foto Rodrigo Henrique |
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Atualização:
15.11.2021
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