|
|
Great Western (c.1891-1934)
|
PARADA DA FÁBRICA
INDUSTRIAL
Município de Recife, PE |
Linha Norte - km 17 (1917) |
|
PE-4698 |
Altitude: - |
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: provavelmente demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha que
originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza,
próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba,
foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa
que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro.
Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde
D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883,
entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já
no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também
passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas,
a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o
que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW
para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do
RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado
à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA.
A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que
obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de
passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos
1980. |
|
A ESTAÇÃO: A parada da Farbrica Industrial de Tecidos
de Camaragibe deve ter sido aberta em com a própria fábrica.
Estafoi aberta em 1891.
Os prédios da fábrica ainda existem hoje, com modificações,
são tomdados. A empresa está fechada.
Entre maio de 1933 e o ano de 1936, os trens de passageiros passaram
a não sair mais de Brum, mas de Cinco Pontas,
indo encontrar a linha Norte fora da cidade do Recife.
A linha de Brum a Camaragibe foi retirada e os trens
que seguiam para a Paraíba passaram a fazê-lo através
de uma nova ligação entre a antiga Central de Pernambuco,
que partia de Coqueiral, nesta linha, até encontrar
Camaragibe.
Embora não constem mais trens de passageiros partindo do
Brum até Camaragibe pela linha antiga desde
pelo menos 1936, as estações do trecho - Brum,
Encruzilhada e Arraial e Macacos ainda eram
citadas no Guia Geral de 1960, o que leva a crer que até
essa época a linha e as estações ainda existissem.
ACIMA: Fábrica de Tecidos, sem data. Note-se
a ferrovia em primeiro plano (Autor
desconhecido). ABAIXO: A parada é mostrada nos Guias Levi
até pelo menos meados de 1933. O forário abauixo é
de uma edição de 1917.
(Fontes: Taley Santos; Google
Maps; Cyro Deocleciano Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas
de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1917-36; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação de Macacos, ainda existente abandonada
na mata em 2016. Foto: Projeto Memoria Ferroviaria de Pernambuco. |
A estação em 2016. Google Maps |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
30.11.2016
|
|