|
|
Indice de estações
...
(1881-anos 1930):
Camaragibe
São Lourenço da Mata
Tiúma
...
Linha Norte - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
Great Western (1881-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SÃO
LOURENÇO DA MATA
Município de São Lourenço
da Mata, PE |
Linha Norte - km 25 (1960) |
|
PE-3820 |
Altitude: 32 m |
|
Inauguração: 20.10.1881 |
Uso atual: moradia (2008) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1908 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha que
originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza,
próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba,
foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa
que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro.
Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde
D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883,
entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já
no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também
passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas,
a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o
que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW
para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do
RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado
à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA.
A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que
obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de
passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos
1980. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de São Lourenço da Mata foi aberta em 1881. Não
tenho maiores informações sobre a estação,
mas o
ACIMA: Parte leste do município de São
Lourenço da Mata nos anos 1950. Na bifurcação,
a linha que vem de Camaragibe é a linha Norte (Recife-Natal).
A que segue para o sul é a ligação Norte e que
se entronca com a linha Centro em Coqueiral. Notem as linhas das usinas
de açúcar, como a de São João, já
próximo a Jaboatão e as várias da Usina Tiúma,
a oeste. ABAIXO: A parte oeste do município, com as linhas
da Usina Tiúma e da Usina Bulhões. (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume IV, 1958).
município tinha diversas linhas particulares de usinas, uma
delas cruzando com a ligação Norte, próximo
ao rio Timbó (Usina São João) e outras, da Usina
Tiúma, passando em vários pontos na
ACIMA: Fabrica da Fiat-Lux, no final de 1962, tendo
ao lado esquerdo da foto a ferrovia e também a rodovia, correndo
lado a lado (Folha de S. Paulo, 23/12/1962).
parte oeste do município. Nada disso existe mais
hoje. Até pelo menos o início de 1981, ainda havia trens
de passageiros de Recife para São Lourenço
da Mata, não se sabe com que frequencia, mas possivelmente
diários.
(Fontes: Sydney Correa; Folha de S. Paulo, 1962; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958; Diário
de Pernambuco, 1980-82; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-82) |
|
|
|
Estação de São Lourenço da Mata.
Data e autor desconhecidos |
Estação de São Lourenço da Mata
em 2008. Foto Sydney Correa |
Estação de São Lourenço da Mata
em 2008. Foto Sydney Correa |
Estação de São Lourenço da Mata
em 2008. Foto Sydney Correa |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
22.03.2014
|
|