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E. F. Rio Doce (c.1900-1910)
E. F. Central do Brasil (1911-1969) |
BOM DESTINO
Município de Santos Dumont, MG |
Ramal de Mercês - km 350,190
(1928) |
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MG-3977 |
Altitude: 774 m |
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Inauguração: 02.07.1911 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTÓRICO DA LINHA:
O ramal de Mercês foi aberto por volta de 1900 pela E. F. do
Rio Doce, ligando a estação de Palmyra (Santos Dumont)
a Oliveira Fortes, e prolongado em 1914 quando alcançou a cidade
de Mercês. Originalmente, era a E. F. João Gomes ao Rio
Doce, adquirida pela Central em outubro de 1910. Inicialmente seu
nome foi Ramal de Piranga, pois pretendia chegar até essa cidade,
ligando o ramal ao ramal da Ponte Nova, cuja linha distava pouco mais
de 40 km de Mercês. Tal nunca foi feito e o nome do ramal passou
a ser o da sua cidade final. Foi suprimido em 28/02/1969. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Bom Destino teria sido aberta por volta de 1900, ainda pertencente
à Estrada de Ferro do Rio Doce.
Em 1928 a estação atendia ao distrito de Conceição
do Formoso.
A estação e o ramal foram fechados em 1969.
"Pelo que me foi informado pelo morador da fazendinha de Boa
Sorte, Bom Destino era também uma parada do mesmo estilo de
Boa Sorte, que foi demolida também. Não consegui chegar até
lá por falta de tempo. Como não tenho carro e sequer sei dirigir,
fico a mercê das linhas de ônibus, cujos horários para zonas rurais
são escassos" (Carlos Latuff, julho de 2008).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1911 a 1948.
Possivelmente tornou-se parada simples após este ano.
Ao lado, um destes trens está próximo à
cidade de Oliveira Fortes, em 1967. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 196x (Guias Levi). |
(Fontes: Carlos Latuff; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação,
1928) |
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Atualização:
13.05.2017
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