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E. F. Rio Doce (c.1900-1910)
E. F. Central do Brasil (1911-1969) |
BOA
SORTE
Município de Santos Dumont, MG |
Ramal de Mercês - km 340,180
(1928) |
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MG-3976 |
Altitude: 856 m |
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Inauguração: 02.07.1911 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTÓRICO DA LINHA:
O ramal de Mercês foi aberto por volta de 1900 pela E. F. do
Rio Doce, ligando a estação de Palmyra (Santos Dumont)
a Oliveira Fortes, e prolongado em 1914 quando alcançou a cidade
de Mercês. Originalmente, era a E. F. João Gomes ao Rio
Doce, adquirida pela Central em outubro de 1910. Inicialmente seu
nome foi Ramal de Piranga, pois pretendia chegar até essa cidade,
ligando o ramal ao ramal da Ponte Nova, cuja linha distava pouco mais
de 40 km de Mercês. Tal nunca foi feito e o nome do ramal passou
a ser o da sua cidade final. Foi suprimido em 28/02/1969. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Boa Sorte teria sido aberta por volta de 1900, ainda pertencente
à Estrada de Ferro do Rio Doce. Tomou o nome da fazenda em
cujas terras foi construída a estação.
A estação e o ramal foram fechados em 1969.
"Trata-se de uma parada, nos moldes da que encontrei em Rio
Pinho, só que demolida. Só a plataforma restou. Em cima dela foi construída
uma casa, que faz parte de uma pequena propriedade rural centenária.
Os trens que por ali passavam atendiam aos moradores da região e transportavam
também a produção leiteira local. O lugar é deficiente em matéria
de transporte público, tanto assim que o coletivo só passa alí apenas
três vezes por semana" (Carlos Latuff, julho de 2008).
1931
AO LADO: Queda de barreira
em Boa Sorte interrompe o tráfego de trens no ramal
(O Estado de S. Paulo, 18/1/1931).
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ACIMA: Curva da Ferradura, hoje sem trilhos,
mas era um trecho da linha entre as estações de Boa
Sorte e Bom Destino. "Note que o desnível é de mais de 100 metros.
Você precisa ver isso ao vivo e a cores! É sensacional..." (Fotos
e comentário de Pedro Paulo Resende, 02/2009).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1911 a 1949.
Possivelmente tornou-se parada simples após este ano.
Ao lado, um destes trens está próximo à
cidade de Oliveira Fortes, em 1967. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 196x (Guias Levi). |
(Fontes:
Carlos Latuff; Pedro Paulo Rezende; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação,
1928). |
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A plataforma em mau estado abrigava em 2008 uma construção
feita sobre ela, depois da demolição da estação.
Foto Carlos Latuff, julho de 2008 |
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Atualização:
07.03.2018
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