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E. F. Dom Pedro
II (1882-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1969) |
RESSAQUINHA
Município de Barbacena, MG (1882-1953)
Município de Ressaquinha, MG (1953-) |
Linha do Centro - km 402,501 (1928) |
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MG-0380 |
Altitude: 1.120 m |
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Inauguração: 12.04.1882 |
Uso atual: em pé; uso desconhecido (2021) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ressaquinha foi inaugurada em 12 de abril de 1882 (cf. Max Vasconcellos, 1928) com o nome do rio que
nasce ali perto. Uma nota em um jornal de 3 meses antes (em janeiro) noticia que o estado da linha em Ressaquinha era ruim (ver caixa abaixo). Porém, supostamente a linha não estaria aberta nessa época. Algo para o qual não encontrei uma explicação.
Em 1950 é inaugurada a variante entre as estações
de Barbacena e Carandaí, via Simão Tamm, já que
o traçado original via Ressaquinha era muito sinuoso e de rampas fortes. A estação
foi desativada pois ficou fora da nova linha, e os trilhos
foram retirados na segunda metade dos anos 1960.
O município
de Ressaquinha foi criado em 1953, desmembrando-se do município de Barbacena.
Em 1968 o trem já não passava por ali, depois de, inicialmente,
ter sido dada aos passageiros as duas opções: pela linha
velha e pela variante, como se podia fazer pelo menos até 1965.
Pedro Rezende esteve em Ressaquinha em julho de 2021. Note que a estação está em nível mais alto que a gidade... há uma bonita rampa com gradil e muro de arrumo para acessar o pátio da estação. Os prédios da estação e casa do agente foram primorosamente restaurados e seu entorno está muito bem cuidado. Exemplo a ser seguido por outros municípios. Parabéns aos responsáveis por esse empreendimento.
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1882
AO LADO: Assassinato na estação (O Pharol, 28/1/1882). |
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1925
AO LADO: Assassinato na estação (O Estado de S. Paulo, 28/10/1927. |
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1935
AO LADO: Acidente em Ressaquinha (O Estado de S. Paulo, 17/11/1935. |
ACIMA: Locomotiva quebra em Ressaquinha em 1942 e atrasa o trem noturno mineiro (O Estado de S. Paulo, 7/1/1942).
ACIMA: Tomando o trem em Ressaquinha - anos 1950? (Autor desconhecido).
ACIMA: O piso da estação, mais alto que a cidade
(Foto Pedro Rezende em 26/7/2021).
ACIMA: A casa do agente da estação também foi remodelada (Foto Pedro Rezende em 26/7/2012.
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1882 a 1966. Veja aqui
horários em 1948
(Guias Levi). |
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A estação, foto sem data. Autor desconhecido
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A estação, foto sem data. Cedida por Jonathan
Sobral |
A estação, anos 1940. Cedida por Jonathan Sobral |
A estação, provavelmente nos anos 1970, ainda
com as cores originais mas já desativada. Foto Nilson
Rodrigues |
A estação em 1997. Foto Pedro Paulo Resende |
A estação de Ressaquinha, em 03/2001. Foto Jorge
A. Ferreira |
A estação de Ressaquinha, em 03/2001. Foto Jorge
A. Ferreira |
A estação de Ressaquinha, em 03/11/2015.
Foto Fernando Marietan
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A estação em 19/6/2018. Foto Hugo Caramuru |
Estação de Ressaquinha em 26/7/2021 |
Estação de Ressaquinha em 26/7/2021 |
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Atualização:
21.11.2022
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