|
|
E. F. Central do
Brasil (1894-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PEDRA
DO SINO
Município de Carandaí, MG |
Linha do Centro - km 429,970 (1928) |
|
MG-0386 |
Altitude: 1.072 m |
|
Inauguração: 19.05.1894 |
Uso atual: demolida (2017) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Pedra
do Sino foi inaugurada em 1894, com o nome originado de uma
gruta de pedra nas proximidades que vibram como um sino a qualquer
pancada que lhe seja desferida.
Em 2003 ainda estava de pé, com uso não determinado.
Uma variante antes e depois dela foi construída nos anos
1950, eliminando as estações imediatamente antes e
depois da estação de Pedra do Sino, mas cruzando
os leitos velho e novo no pátio desta estação,
mantendo a mesma incólume.
Próxima à estaçãozinha foi construída
a fábrica de cimento Tupi, em 1976.
Em setembro de 2017, notou-se que a estação havia
sido demolida (Pedro Paulo Resende).
|
1932
AO LADO: A linha, interrompida, foi liberada para circulação Terremoto na estação
(O Estado de S. Paulo, 31/5/1932). |
|
1939
AO LADO: Acidente próximo
à estação (O Estado de S. Paulo,
4/4/1939).
|
1939
AO LADO: Outro acidente
próximo à estação em 1939 (O Estado
de S. Paulo, 23/11/1939).
|
|
ACIMA: A fábrica de Cimento Tupi,
em 1976, quando de sua inauguração (Revista VEJA, maio
de 1976). ABAIXO: A estação em junho de 2010
(Foto Alexandre Almeida).
(Fontes: Alexandre Almeida; Flavio Cavalcanti;
Pedro Paulo Rezende; Jorge A. Ferreira; VEJA, 1976; Tectran; O Estado
de S. Paulo, 1939; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928) |
|
|
|
A estação, provavelmente anos 1990. Foto de catálogo
da Tectran, acervo Flavio Cavalcanti |
A estação de Pedra do Sino, em 03/2001. Foto Jorge
A. Ferreira |
A estação em 2003, com a fábrica de cimento
Tupi ao fundo. Foto Pedro Paulo Resende |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
28.04.2018
|
|