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E. F. Central do
Brasil (1894-1972) |
HERCULANO PENA
(antiga TAIPAS)
Município de Carandaí, MG |
Linha do Centro - km 424,741 (1928) |
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MG-0408 |
Altitude: 1.115 m |
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Inauguração: 08.08.1894 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Herculano Pena foi inaugurada em 1894 com o nome de Taipas.
O nome foi mudado para homenagear um dos diretores da ferrovia entre
1880 e 1884, Herculano Velloso Ferreira Penna.
Foi demolida
e seu local atualmente fica fora dos trilhos. Uma variante entre Carandaí
e Buarque de Macedo, construída nos anos 1950, deixou-a
fora dos trilhos por volta de 1972.
"Depois de muita
procura, encontrei a estação de Herculano Pena. Melhor
dizendo, o que resta dela. O prédio foi demolido há
muitos anos e em cima da antiga plataforma foi erguida o casebre verde
aí visto. Só mesmo com auxílio de dois moradores
locais é que consegui localizá-la. A estação
ficava completamente fora do eixo atual da ferrovia, pois estava num
trecho que foi suprimido por uma variante de cerca de 8 a 10 km, logo
depois do término da variante do Carandaí, há
muitos anos atrás. Segundo os moradores locais, a estação
se chamou Caieira posteriormente, pois ali se realizava importante
carregamento de cal." (Pedro Paulo Rezende, 01/2005)
(Fontes: Max Vasconcellos, 1928; Guias Levi, edições
de 1932 a 1984; Pedro Paulo Resende, 2005) |
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O casebre sobre as fundações da antiga estação,
em 03/01/2005. Foto Pedro Paulo Resende |
O casebre sobre as fundações da antiga estação,
em 03/01/2005. Foto Pedro Paulo Resende |
O casebre sobre as fundações da antiga estação,
em 03/01/2005. Foto Pedro Paulo Resende |
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Atualização:
04.08.2020
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