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E. F. Dom Pedro
II (1881-1890)
E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CARANDAÍ
Município de Barbacena, MG (1881-1924);
Município de Carandaí, MG (1924-) |
Linha do Centro - km 419,697 (1928) |
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MG-0405 |
Altitude: 1.057 m |
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Inauguração: 28.10.1881 |
Uso atual: uso desconhecido (2010) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1950 |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Carandaí foi inaugurada em 1881.
"A cidade
começou com uma igreja e dois sobrados laterais, construídos
pelo Barão de Santa Cecília, que ali se fixara com seus
escravos. O povoado começou a desenvolver-se realmente em 1881,
quando foi atingido pelos trilhos da estrada de ferro, que deveriam
chegar até Ouro Preto, então capital da Província.
Durante 8 anos, que se gastaram na construção de um
pontilhão, ficou sendo no município o ponto final da
ferrovia. Nesse período Carandaí era ponto de convergência
de mercadorias que, vindas do interior em lombo de animais ou carros
de bois, se destinavam à Capital do País, ou desta para
Ouro Preto e outras cidades da região. Ali permaneciam os tropeiros
diversos dias à espera de novas cargas para regressar. Nessa
época a cidade chegou a possuir quatro hotéis"
(Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XXIV,
IBGE, 1958, p. 362).
O então bairro de Carandaí tornou-se município em 1924.
Em 1950 foi inaugurada a variante entre as estações de Barbacena
e Carandaí, via Simão Tamm, já que o traçado original
via Ressaquinha era muito sinuoso e de rampas fortes. A estação,
então, mudou de lugar - não para muito longe - e um
novo prédio foi construído.
Os trens de passageiros ainda chegaram a Carandaí pela
linha velha até 1970, quando somente a variante, pronta desde
1950, passou a ser utilizada.
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1881
AO LADO: Não consegui a confirmação de que esta visita realmente tenha ocorrido na época. A estação, no entanto, foi inaugurada em outubro desse ano
(O Estado de S. Paulo, 28/1/1923). |
ACIMA:
Tabela de horários entre Barbacena e Carandahy na inauguração
da estação em 1881 (O Globo, 22/10/1881).
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1882
AO LADO: Acidente em Carandaí (A Provincia de S. Paulo, 01/08/1882). |
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1923
AO LADO: Acidente na estação de Carandahy
(O Estado de S. Paulo, 28/1/1923).
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1924
AO LADO: Acidente na estação de Carandahy
(O Estado de S. Paulo, 12/4/1924).
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1939
AO LADO: Acidente a meio caminho entre as estações
de Hermillo Alves e de Carandahy (O Estado de S. Paulo, 23/2/1939).
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ACIMA:
A locomotiva a vapor cruza a cidade de Carandaí, ainda
nos tempos da linha velha, talvez anos 1940 (Acervo André Araújo).
ACIMA: Provavelmente por volta de 1940, o trem na estação de Carandaí - ainda com "ahy" (Cessão Hugo Caramuru).
ACIMA: Placa da estação Carandaí em 12/01/2020. (Foto Julio C. Alves).
(Fontes: Alexandre Almeida; André Araújo; José
Emilio Buzelin; Pedro Paulo Rezende; O
Estado de S. Paulo, 1923, 1924 E 1939; IBGE: Enciclopédia dos
Municípios Brasileiros, 1958; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras
de Comunicação, 1928) |
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Ao fundo, à direita, a estação antiga de
Carandaí, por volta dos anos 1930. Foto cedida por Pedro
Paulo Resende |
A estação atual de Carandaí, em 1998. Foto
José Emilio Buzelin |
A estação em 2008.
Foto André Araújo |
A estação em 2008. Foto André Araújo |
A estação de Carandaí em 20/6/2010. Foto
Alexandre Almeida |
A estação de Carandaí, em 03/11/2015.
Foto Fernando Marietan |
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Atualização:
21.11.2022
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