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E. F. Dom Pedro
II (1883-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BUARQUE
DE MACEDO
Município de Conselheiro Lafayette,
MG |
Linha do Centro - km 450,161 (1928) |
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MG-0376 |
Altitude: 978 m |
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Inauguração: 15.12.1883 |
Uso atual: abandonada (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Buarque de Macedo, nome dado em homenagem ao ministro de
Obras Públicas em 1881, foi inaugurada em 1893.
O prédio estava abandonado em 2016. A estação
estava fechada desde os anos 1980.
"O agradável pátio de Buarque de Macedo, nas cercanias de
Conselheiro Lafaiete. A antiga linha entre esta estação Cristiano
Otoni foi erradicada há tempos. É possível se seguir de carro o velho
trecho, uma paisagem bucólica que margeia a linha nova quase sempre.
No caminho vemos as marcas da EFDPII, como muros de arrimo em pedra,
bueiros de cantaria,etc. na linha nova, quando em paralelo com a velha,
vemos os tradicionais bueiros com datas em alto relevo, típicos da
EFCB. Quem não conhece vale a pena percorrer esse trecho. Com um pouco
de sorte pode-se pegar trens da MRS no caminho. Numa subida íngreme
entre Buarque e Cristiano, quase dentro de um belo corte com muro
de pedra, explodiu a caldeira da famosa Loco 815, a Getúlio Vargas"
(Pedro Paulo Resende, 10/2006).
1931
AO LADO: Acidente a 6 km
da estação (O Estado de S. Paulo, 7/7/1931)
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ACIMA: Pátio da estação
de Buarque de Macedo, em 5 de julho de 2008. Tudo tão
bem conservado que parece até que o trem de passageiros ainda
passa, o que infelizmente não acontece desde os anos 1980 (Foto
Gutierrez L. Coelho).
(Fontes: Alex de Lima; J. E. Buzelin;
Christophe Janosch; Pedro Paulo Rezende; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras
de Comunicação, 1928; Guias Levi, edições
de 1932-84) |
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A estação de Buarque de Macedo, em 1998. Foto
José Emílio Buzelin |
A estação em 01/2004. Foto Christophe Janosch |
A estação em 2016. Foto Alex de Lima |
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Atualização:
22.03.2018
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