|
|
E. F. Dom Pedro
II (1883-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CONSELHEIRO
LAFAYETTE
Município de Queluz (1883-1934), MG
Municipio de Conselheiro Lafayette (1934-),
MG |
Linha do Centro - km 462,583 (1928) |
|
MG-0409 |
Altitude: 931 m |
|
Inauguração: 15.12.1883 |
Uso atual: pertence à prefeitura (2023) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Conselheiro Lafayette, nome dado em homenagem ao ministro
do Império, nascido na cidade de Queluz, Lafayette Rodrigues Pereira (n.1834-m.1917), foi inaugurada
em termos provisórios em 1883 no município de Queluz, à qual atendia.
Em 22 de abril de 1884 foi aberta em termos definitivos junto com a linha que unia Carandaí a Lafayete (ver caixa abaixo de 1884)
Nos anos 1940 tanto a estação
quanto a cidade passaram a ter o mesmo nome: Conselheiro Lafayette (nascido na mesma cidade em que morreu), ou, popularmente, como Lafayette..
Em 1898, construiu-se o depósito
de locomotivas da estação para substituir o antigo,
"de proporções acanhadas" (Memória
Histórica da EFCB, 1908, p. 478).
Em Conselheiro Lafayette começava a bitola mista na
Linha do Centro, que seguia até a estação
de Burnier, e daí para a frente, apenas a bitola métrica
continuava. Os trens da métrica de passageiros partiam, entretanto,
de Lafayette e não de Burnier.
Para a frente, era o chamado sertão.
Situação em março de 2022 (por Julio Cesar Euzebio Alves): "Neste 21 de março, quando eu estive ali com tempo para visitar o museu, este estava fechado. A prefeitura é a dona atual do prédio.
O museu pertence à prefeitura, que além da estação, está usando outros imóveis na área da estação para atendimento ao público de alguns órgãos. Em uma casa, em frente da estação funciona o SINE".
|
1882
AO LADO: A linha avançava além de Carandaí para alcançar Queluz (Lafayette) e de lá a Itabira do Campo
(Itabirito), a Sabará e Lagoa Santa (A Provincia de S. Paulo, 21/2/1882). |
|
1884
AO LADO: A inauguração da estação parece ter sido em 9 de janeiro de 1884 e já se chamava Conselheiro Lafayete. Seria feita cinco dias após a publicação do artigo e o Imperador D. Pedro II já havia confirmado que não iria
(A Provincia de S. Paulo, 4/1/1884). |
|
1884
AO LADO: A inauguração da estação parece ter sido em 9 de janeiro de 1884 e já se chamava Conselheiro Lafayete. Seria feita cinco dias após a publicação do artigo e o Imperador D. Pedro II já havia confirmado que não iria
(A Provincia de S. Paulo, 22/4/1884). |
|
1902
AO LADO: Aqui tinha vagão mas não tinha transporte...
(O Estado de S. Paulo, 29/4/1902). |
1909
- ACIMA: Hermes da Fonseca na estação Queluz
em campanha eleitoral em 1909 (Creditos: LAETI IMAGES - Luiz
Alberto Jr.).
|
1923
AO LADO: Manobras do ramal da Ponte Nova deixam de
ser feitas em Miguel Burnier e passam a ser feitas em Lafayette
(O Estado de S. Paulo, 18/7/1923).
|
|
1923
AO LADO: Manobras do ramal da Ponte Nova voltam a ser
feitas em Miguel Burnier e deixam da ser feitas em Lafayette
(O Estado de S. Paulo, 5/8/1923).
|
|
1926
AO LADO: Acidente com morte em 28/11/1926 (O Estado
de S. Paulo, 1/1/1927).
|
ACIMA:
A estação de Conselheiro Lafaiette, da E. F. Central do Brasil, situava-se
a 1 km de Queluz, então sede do município. Curiosamente, o entorno
da estação foi crescendo em importância até que a antiga Queluz
mudou de nome, assumindo a denominação da estação, Conselheiro Lafaiete.
A agência postal da estação foi criada em 4 /6/1884. O carimbo dos selos acima é de 1927. As malas postais
seguiam para a administração regional em Belo Horizonte através da
EFCB, por dois trajetos: até a estação de General Carneiro de onde
saía um ramal ao destino; ou até a estação de Joaquim Murtinho,
de onde seguia, pela Linha do Paraopeba (Marcio Protzner, 25/7/2009).
|
1931
AO LADO: Trens só chegam á estação
pelo norte, ou seja, pela bitola estreita, a Conselheiro Lafayette
(O Estado de S. Paulo, 12/2/1931).
|
|
1933
AO LADO: Descarrilamento em Lafayette
(O Estado de S. Paulo, 2/12/1933). |
ACIMA: Choque de locomotivas na estação em 1936 (Correio de S. Paulo, 21/4/1936).
|
1938
AO LADO: Acidente no pátio de Conselheiro Lafayette
(O Estado de S. Paulo, 25/5/1938).
|
anos 1950 - ACIMA:
O pátio e a estação (Autor desconhecido).
ACIMA: Parte do pátio de Conselheiro Lafayette (Fotografia
publicada na revista VEJA na sua edição de 28/10/1970).
ACIMA: Pátio de Lafaiette, em maio de 2009 (Foto Julio Cesar
da Silva).
ACIMA: Pátio de Conselheiro Lafaiette, em março de 2023 (Foto Julio Cesar
Eusebio Alves).
(Fontes: LAETI IMAGES - Luiz
Alberto Jr.; Manoel Marcos Monachesi; Sebastião Ferreira Dos
Anjos; Jorge A. Ferreira; Julio Cesar Silva; Julio Alves, 2021; Marcio
Protzner; Albino Esteves: O Estado de S. Paulo, 1938; VEJA,
1970; Álbum de Juiz de Fora, 1915; Memória Histórica
da EFCB, 1908; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 1915. Foto do Álbum de Juiz de
Fora de Albino Esteves, 1915. Reeditado pela FUNALFA em
1989. Foto cedida por Manoel Marcos Monachesi |
Chegada de Ruy Barbosa a Conselheiro Lafayette, anos 1910. Ao
fundo, a estação e os trens. Autor desconhecido |
A estação de Lafayette, em 1928. Foto Max Vasconcellos |
A estação, sem data. Foto Sebastião Ferreira Dos
Anjos |
A estação de Conselheiro Lafayette, em 09/2001.
Foto Jorge A. Ferreira |
A estação de Conselheiro Lafayette, em 09/2001.
Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 2008. Foto Julio Silva |
A estação em 29/04/2021. Foto Julio Alves |
A estação em 20/09/2021. Foto Carlos Latuff |
|
|
|
|
Atualização:
13.09.2023
|
|