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E. F. Central do
Brasil (1951-1975)
RFFSA (1975-1996) |
QUILÔMETRO
460 (BANANEIRAS)
Município de Conselheiro Lafayette,
MG |
Linha do Centro - km 459,600 (1960) |
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MG-4341 |
Altitude: 939 m |
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Inauguração: 17.09.1951 |
Uso atual: pátio (2000) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: O posto do
Quilômetro 460, grande oficina desde os tempos da RFFSA, fica
a cerca de dois quilômetros além da estação de Conselheiro
Lafaiette, sentido sertão, e conta com uma enorme pera
de reversão. A data de abertura é a do pátio atual
(1951).
Antes, no mesmo local existia uma parada de nome Bananeiras,
que era o ponto inicial da E. F. Santa Matilde, pequena ferrovia
particular (7 km) da Companhia Santa Matilde.
A Companhia também tinha uma linha que partia de Gagé,
segunda estação ao norte a partir de Bananeiras.
Aliás, a linha da ex-Central do Brasil segue por pelo menos
3 km nesse trecho o rio que leva esse nome - Bananeiras. No km 463
cruza-o por uma ponte.
O posto do km 460 não
tem realmente uma estação (agência): tem uma cabine
de comando e uma ou outra casa ferroviária.
ACIMA: Pátio do Quilômetro 460 em 1955 (Foto IBGE; extraído
do livro MRS, de J. B. Setti).
ACIMA: Pátio do Quilômetro
460, em maio de 2009 (Foto Alexandre Almeida).
(Fontes: Manoel Marcos Monachesi; Jorge
A. Ferreira, 2001; Alexandre Almaida; Marcio Protzner,
2009; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Atualização:
04.08.2020
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