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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1951-1971)
FEPASA (1971-1998) |
CASA
BRANCA-NOVA
Município de Casa Branca, SP |
Variante Lagoa-Tambaú - km
168,693 |
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SP-1122 |
Altitude: 706 m |
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Inauguração: 1951 |
Uso atual: centro comunitário (2011) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1951 |
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HISTORICO DA LINHA: A
variante construída pela Mogiana foi entregue parte entre 1948 e 1951,
sendo trerminada somente em 1959. Começando na estação de Lagoa Branca,
ela seguiu a oeste do tronco original e atingiu Baldeação, deixando
na primeira fase as estações de Cocais, Papagaios, Casa Branca, Briaréu
e Cel. Correa fora dos trilhos. Por outro lado, criou na variante
três estações novas, Joaquim Libânio, Casa Branca e Cel. Correa. Em
1959, foi a vez das estações de Brejão, Baldeação, Cel. J. Egidio
e Tambaú ficarem fora da linha, que passou pelo norte da linha
original e se ligou à estação de Faveiro, ainda na linha antiga. Baldeação,
por sua vez, ficou ligada por um curto ramal à estação de Cel. Correa-nova,
até 1967, quando esse ramal desapareceu de vez. Cel. J. Egidio e Tambaú
ganharam versões novas na variante. |
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A ESTAÇÃO: Em dezembro
de 1948, parte do que foi construída até então
da variante Lagoa-Tambaú, ou seja, o trecho entre Lagoa
e Casa Branca, foi aberto
ao tráfego ferroviário. Porém, ainda não
existia a estação nova de Casa Branca.
A cidade se preocupava que esta
jamais fosse construída e que a linha-tronco somente pudesse
ser acessada pelo ramal que agora tinha ligação direta
com o tronco novo no bairro de Desterro, onde finalmente a nova estação
teria suas obras iniciadas. A preocupação da cidade
pode ser vista neste link (Folha da Manhã, 31/8/1948).
A continuação da variante somente seria aberta anos
mais tarde. A estação de Casa Branca-nova foi
inaugurada oficialmente em 1951, para substituir a estação mais antiga,
que seguiu em atividade, mas que passou a fazer parte do ramal
de Mococa com o nome de Casa Branca-ramal.
Porém, segundo relatos de velhos ferroviários da região, a estação
teria começado a funcionar somente em 1956, quando nesse ano a linha
velha do tronco original teria sido retirada entre Lagoa e
Casa Branca-velha.
Casa Branca-nova fica afastada da cidade, num bairro pobre chamado
de Desterro, e muito próxima da estação do tronco antigo, Briaréu.
Da nova estação passou a sair o ramal de Mococa e Guaxupé,
de 1951 até a desativação em 1989.
Até meados dos anos 1990, a estação ainda trocava staff.
Depois, esteve exposta ao vandalismo, fechada, abandonada, depredada,
invadida e com vidros quebrados. Cavalos pastavam nas plataformas
cheias de mato, e vagões apodreciam em seus desvios. Vândalos invadiram
os escritórios e incendiaram as instalações, espalhando documentos
das ferrovias que estavam ali arquivados (plantas, mapas e relatórios
do início do século) pelo chão e urinando sobre eles. Nenhuma providência
foi tomada.
Em 2007, a FCA e a Prefeitura de Casa Branca reformaram o prédio
da estação, que passou a abrigar o terminal modal da
ferrovia ("porto seco"). Pouco durou o "porto".
Em 07/2009 a ex-estação já teria virado um centro
comunitário. Em agosto de 2011, a placa de terminal modal continuava
lá. Será que não era mesmo um?
(Veja também
CASA BRANCA)
ACIMA: Casas para turma junto à estação de Casa Branca-nova, provavelmente anos 1940 (Autor desconhecido),
ACIMA: Projeto do exterior da estação nova de Casa Branca, por volta de 1948.
ACIMA: Nova estação nova de Casa Branca, por volta de 1951.
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1959
AO LADO: Reclamações
em 1959 contra a mudança de horário e tipo do
trem que servia Casa Branca durante a noite (Folha da Manhã,
1/10/1959).
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ACIMA: A linha da variante e a linha velha
são mostradas no mapa acima.Onde está escrito "Estação
de Briaréu" é na vedade a de Casa Branca-nova;
a a de Briaréu é bem próxima, mas no leito da
linha velha e não está assinalada. A linha velha corre
mais ao sul no mapa; a da variante, mais ao norte e depois dirige-se
ao canto esquerdo superior do mapa. Os anéis de linha na linha
nova são as reversões para entrer no ramal de Mococa,
onde está agora a estação de Casa Branca-velha,
é a linha que segue para nordeste - CLIQUE SOBRE O MAPA
PARA VE-LO EM DETALHE E ÁREA MAIORES (IBGE, anos 1970).
ACIMA: Cruzamento de trens de passageiros
"Ave Maria" da FEPASA em Casa Branca, anos 1990 (Foto Vanderley
Zago).
ACIMA: Estação de Casa Branca-nova, provavelmente
anos 1990 (Foto José Flavio Doval).
ACIMA:
Partida do trem para Campinas, no pátio de Casa Branca.
Anos 1990, provavelmente (Foto Guido Motta).
ACIMA: As linhas da Mogiana na área
urbana em Casa Branca, neste mapa do livro de Geraldo Majela Furlani,
de 2003. A linha que vem de oeste e segue para o sudeste é
a do tronco da Mogiana, variante de 1951 Lagoa-Tambaú. A estação
de Casa Branca-nova fica no bairro do Desterro e não está
assinalada, à esquerda do mapa. A linha que bifurca para o
sul e depois faz uma volta para leste cruzando a linha da variante
é o ramal de Mococa, que a partir de 1951 incorporou a estação
de Casa Branca, a antiga. Esta sim, está assinalada, no centro,
um pouco à direita, no mapa. Notar a curva que a linha faz
em "U", para depois sair para o leste sentido Itobi. Na
época do mapa, os trilhos do ramal desativado em 1990 ainda
chegavam quase até a estrada que segue para Mococa (Desenho
do livro de Geraldo Majela Furlani, "O Município de Casa
Branca", 2003).
ACIMA: Fachada da estação de Casa Branca-nova, em foto de 2023 (Foto Washingon Luis Alves Jr. em 22/01/2023).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisas
locais; Washington Luis Alves Jr., 2023; José Flavio Doval; Vanderlei A. Zago; Rodrigo Cabredo;
Leonardo Patara; Natan Silva; Geraldo Majela Furlani: Folha da Manhã,
1948; O Município de Casa Branca, 2003; IBGE; Cia. Mogiana:
relatórios anuais, 1940-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht). |
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O último trem de passageiros em Casa Branca-nova, em
10/09/1997. Depois disso, o abandono. Foto Vanderlei A. Zago |
Estação e plataforma (26/09/1998). Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação em 26/09/1998, já fechada. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 09/04/2000, já completamente
abandonada e depredada. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Estação e plataforma (09/2001). Foto Rodrigo Cabredo
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Estação e plataforma (09/2001). Foto Rodrigo Cabredo
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A estação finalmente recuperada em 27/10/2007.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 08/2008. Foto Leonardo Patara |
A estação em 08/2008. Foto Leonardo Patara |
A estação em 26/8/2011. Foto Ralph M. Giesbrecht
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A estação em 17/10/2018. Foto Silvio Rizzo
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A estação em 17/10/2018. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
26.02.2023
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