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(1878-1951)
Papagaios
Casa Branca
Briaréu
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Saída para o ramal de Mococa (1884-1951):
Itobi
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No ramal de Mococa (1951-1992):
Casa Branca-nova
Casa Branca
Itobi
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Tronco CM - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2011
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1878-1971)
FEPASA (1971-1998) |
CASA
BRANCA
Município de Casa Branca, SP |
Linha-tronco original - km 168,534
Ramal de Mococa - km 174,364 (1960) |
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SP-1123 |
Altitude: 716 m |
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Inauguração: 14.01.1878 |
Uso atual: centro de eventos municipal (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1890 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875,
tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação
de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações
foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente
do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951,
1960, 1964, 1971, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
original de Casa Branca foi aberta em 1878 como ponta
de linha do tronco, assim permanecendo até 1882, quando foi inaugurado
o trecho Casa Branca-São Simão.
O Imperador Dom Pedro II chegou a visitar Casa Branca em fins de 1877, indo de trem até a estação anterior (que era Aterradinho e não durou dez anos em funcionamento), mas a chuva e a lama impediram-no de inaugurar a estação então ainda em final de construção (ver também Aterradinho).
Este prédio ainda era provisório:
"Todas as estações (do prolongamento) foram feitas de armações
de trilhos usados, cobertas de zinco, e fechadas com taboas de pinho,
e todas convenientemente pintadas e possuindo internamente
as accommodações necessarias. A estação de Casa Branca, pelo mesmo
systema, só differe das outras nas dimensões, que são muito maiores.
As estações intermediárias ficaram à companhia em 2:000$000 cada uma,
e a de Casa Branca em 12:000$000 mais ou menos" (Relatório da Mogiana,
10/03/1878, sobre as cinco estações do prolongamento de Mogi-Mirim
a Casa Branca).
Segundo o relatório da Mogiana de 1890, neste ano "concluiu-se
a estação de Casa Branca", eliminando-se a estação
de madeira - que mesmo ainda sendo provisória, havia sido aumentada
em 1883, segundo o relatório do Presidente da Província de 1884. Um pouco antes, a entrada da linha na estação foi alterada (Ver caixa abaixo de 1889). Esta mudança pode ter estado relacionada com a alteração das linhas na região de Casa Branca vindo de Campinas, com a eliminação, na mesma época, da antiga estação do Aterradinho.
Em 1895, havia um bonde a burros que descia da estação para o centro da cidade. Pelo menos uma vez, este bonde desceu ladeira abaixo por excesso de peso - ele transportava cargas também (ver caixa de 1895, abaixo).
Em 1900, em pleno surto de febre amarela na cidade e no Estado, ainda não havia banheiro no prédio da estação (ver caixa abaixo).
Da estação de Casa Branca saía, desde 1890, o
ramal que levava a Mococa e a Guaxupé.
Funcionou como estação principal da cidade até o ano de 1951, quando
foi inaugurada a estação nova da cidade, que passou a atender ao tronco
e à saída do ramal.
A estação antiga, então, ficou sendo a primeira do ramal de Mococa,
que passou a ter como ponto inicial Casa Branca-nova, e passou
a ser chamada de Casa Branca Ramal.
Depois de desativada em 1988, a estação de Casa Branca-Ramal
serviu de sede para o pessoal da eletrificação do trecho Campinas-Ribeirão
Preto, e para estocagem de material elétrico. Essa eletrificação,
entretanto, nunca passou de Casa Branca. "Compraram milhões
em equipamentos, inclusive locomotivas francesas para abandonar tudo
no mato. As locomotivas nunca chegaram a circular porque eram mais
largas e iam bater em todas as plataformas das estações. Belos engenheiros",
conta Rodrigo Cabredo.
O ramal, depois de uma reativação em 1986, foi logo desativado e os
trilhos retirados; entretanto, manteve-se a ligação entre a estação
e a de Casa Branca-nova, e em dezembro de 2000, embora o prédio
já estivesse ocupado pela Prefeitura Municipal, o pátio ainda
continha os desvios com alguns vagões.
Poucos meses depois disso, os armazéns da estação, do outro lado do
pátio, foram invadidos, depredados, saqueados e incendiados. Até
por volta de 2000, o antigo ramal ainda seguia por alguns metros no
sentido de Itobi, e, logo depois de cruzar a avenida de entrada
principal da cidade, desaparecia no meio do matagal.
Pouco depois (2004), retiraram-se esses trilhos e ainda a ligação
entre as duas estações de Casa Branca.
(Veja também CASA BRANCA-NOVA)
(Veja também a ROTUNDA
DE CASA BRANCA)
ACIMA: Antes da abertura do trecho para Casa
Branca, em 1877, ele estava sendo utilizado para trens "especiais",
que transportavam autoridades, mas não os acionistas, pelo
jeito... (CLIQUE PARA VER TODA A REPORTAGEM) (A Provincia de
S. Paulo, 23/10/1877).
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1877
AO LADO: A cerca de quinze dias da abertura da estação, os trilhos já estavam assentados até Casa Branca ( (A Provincia de S. Paulo, 23/12/1877). |
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1878
AO LADO: Aviso da inauguração da estação
de Casa Branca em 14/1/1878 (A Provincia
de S. Paulo, 12/2/1878).
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1878
AO LADO: Na estação
de Casa Branca faltam bancos (A Provincia de S. Paulo, 01/03/1878). |
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1884
AO LADO: A decisão sobre o ponto de partida: Casa Branca ou Lagoa Branca)? (A Provincia de S. Paulo, 13/8/1884)., |
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1890
AO LADO: Casal é preso ao descer do trem em Casa Branca (O Estado de S. Paulo, 18/4/1890)., |
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1891
AO LADO: Acidente entre Casa Branca e Engenheiro Mendes (O Estado de S. Paulo, 15/1/1890)., |
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1891
AO LADO: Acidente próximo à estação de Casa Branca (O Estado de S. Paulo, 1/3/1891). |
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1891
AO LADO: Tiros na estação de Casa Branca (O Estado de S. Paulo, 12/4/1891). |
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1891
AO LADO: Roubou a mulher do amigo, mas acabou preso na estação (O Estado de S. Paulo, 19/9/1893). |
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1895
AO LADO: O bonde a burros disparou ladeira abaixo (O Estado de S. Paulo, 8/7/1895)., |
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1895
AO LADO: Explosão da locomotiva #46 da Mogiana em Casa Branca - embora no texto consta que ela era da Cia. Paulista, engano da nota (O Estado de S. Paulo, 7/8/1895)., |
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1896
AO LADO: Luz elétrica é instalada na estação
(O Estado de S. Paulo, 22/10/1896). |
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1897
AO LADO: Trabalhador da ferrovia morto no pátio da estação (O Estado de S. Paulo, 23/3/1897)., |
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1898
AO LADO: A construção de um poço na estação poderia afetar o abastecimento de água na cidade (O Estado de S. Paulo, 12/2/1898). |
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1900
AO LADO: Estação sem banheiros (O Estado de S. Paulo, 1/1/1900). |
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1903
AO LADO: O surto de febre amarela em Casa Branca(O Estado de S. Paulo, 10/4/1903). |
ACIMA: Greve dos operários da Mogiana em Casa Branca em 1920, que se estenderia por mais de uma semana. Outras estações também adeririam à greve (O Estado de S. Paulo, 1/4/1920).
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1923
AO LADO: Construção de armazens de café
na estação (O Estado de S. Paulo, 12/2/1923).
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1923
AO LADO: Descarrilamento próximo à estação
(O Estado de S. Paulo, 30/6/1923).
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ACIMA: O
pátio de Casa Branca, talvez anos 1930. Notar a rotunda
ainda em pé um pouo acima do centro da foto - CLIQUE SOBRE
O MAPA PARA VE-LO EM DETALHE E ÁREA MAIORES (Autor desconhecido).
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1934
AO LADO: A jardineira Mococa-Casa Branca havia sido cancelada (O Estado de S. Paulo, 7/11/1934). |
ACIMA: CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VE-LA EM
TAMANHO MAIOR - A linha da Mogiana em 1934 na cidade de
Casa Branca. Ela chega do sul (canto direito inferior), faz uma curva
enorme (que ainda existia até alguns anos atrás) e sobe
para o norte no sentido de Coronel Correa. Também lança
para a direita o ramal de Mococa. Compare com o mapa mais abaixo, de
2003 (Arquivo Publico do Estado de São Paulo - Mamoria Publica).
ACIMA: A rotunda do pátio em 1938, hoje demolida (CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER MAIS DETALHES SOBRE ELA).
ACIMA: Em fotos de 1938, respectivamente a rotunda do pátio,
hoje demolida, e casas da vila ferroviária (Fotos da Revista
SPR, janeiro de 1939).
ACIMA:
Em meados de 1949, e certamente por causa das modificações
ocorridas após a implantação da variante entre
Casa Branca e Tambaú que ocorreu em dezembro de 1948, a baldeação
do tronco para o ramal estava sendo feita não em Casa Branca,
mas em Cocais. Nenhuma explicação, nem se esta parada
estaria ainda na linha velha (que, segundo se conta, teria convivido
com a variante até meados dos anos 1950) ou se seria alguma
parada provisória na variante (Folha da Manhã, 1/7/1949).
ACIMA: A linha da variante e a linha velha
são mostradas no mapa acima.Onde está escrito "Estação
de Briaréu" é na verdade a de Casa Branca-nova;
a a de Briaréu é bem próxima, mas no leito da
linha velha e não está assinalada. A linha velha corre
mais ao sul no mapa; a da variante, mais ao norte e depois dirige-se
ao canto esquerdo superior do mapa. Os anéis de linha na linha
nova são as reversões para entrer no ramal de Mococa,
onde está agora a estação de Casa Branca-velha,
é a linha que segue para nordeste - CLIQUE SOBRE O MAPA
PARA VE-LO EM DETALHE E ÁREA MAIORES (IBGE, anos 1970).
ACIMA: As linhas da Mogiana na área
urbana em Casa Branca, neste mapa do livro de Geraldo Majela Furlani,
de 2003. A linha que vem de oeste e segue para o sudeste é
a do tronco da Mogiana, variante de 1951 Lagoa-Tambaú. A estação
de Casa Branca-nova fica no bairro do Desterro e não está
assinalada, à esquerda do mapa. A linha que bifurca para o
sul e depois faz uma volta para leste cruzando a linha da variante
é o ramal de Mococa, que a partir de 1951 incorporou a estação
de Casa Branca, a antiga. Esta sim, está assinalada, no centro,
um pouco à direita, no mapa. Notar a curva que a linha faz
em "U", para depois sair para o leste sentido Itobi. Na
época do mapa, os trilhos do ramal desativado em 1990 ainda
chegavam quase até a estrada que segue para Mococa (Desenho
do livro de Geraldo Majela Furlani, "O Município de Casa
Branca", 2003).
ACIMA:
O antigo pátio de Casa Branca, com o depósito de máquinas
e uma das casas estava assim em agosto de 2008. Trilhos ali
são somente lembranças. A ligação do mapa
acima não existe mais. Os vagões estacionados no canto
direito estão isolados sobre pedaços de trilhos sem
ligação com nada (Foto Leonardo Patara).
ACIMA: Entrada prineipal da antiga estação de Casa Branca, em foto de 2023, onde o uso do prédio é como centro de eventos (Foto Washingonr Luis Alves Jr. em 22/01/2023).
ACIMA: Fachada da antiga estação de Casa Branca, em foto de 2023, onde o uso do prédio é como centro de eventos (Foto Washingon Luis Alves Jr. em 22/01/2023).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Darcy Mennucci;
Washington Luis Ales JDouglas Bulhões; Humberto Alvarenga Jr.; Tony Belviso; Luis
Fernando Pecchiore Bastos; Rodrigo Cabredo; Leonardo Patara; Folha
da Manhã, 1948-49; Revista SPR, 1939; Geraldo Majela Furlani:
O Município de Casa Branca, 2003; Cia. Mogiana: relatórios
anuais, 1875-1969; Cia. Mogiana: relação oficial de
estações, 1937; Relatório do Presidente da Província,
1884; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Atualização:
23.01.2023
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