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(1948-2001)
Lagoa Branca
Joaquim Libânio
Casa Branca-nova
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Tronco CM-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1948-1971)
FEPASA (1971-1998) |
JOAQUIM
LIBÂNIO
(antiga COCAIS-NOVA)
Município de Casa Branca, SP |
Variante Lagoa-Tambaú - km 157,724 |
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SP-1452 |
Altitude: 708 m |
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Inauguração: 02.12.1948 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1948 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A variante
construída pela Mogiana foi entregue parte entre 1948 e 1951, sendo
terminada somente em 1959. Começando na estação de Lagoa Branca, ela
seguiu a oeste do tronco original e atingiu Baldeação, deixando na
primeira fase as estações de Cocais, Papagaios, Casa Branca, Briaréu
e Cel. Correa fora dos trilhos. Por outro lado, criou na variante
três estações novas, Joaquim Libânio, Casa Branca e Cel. Correa. Em
1959, foi a vez das estações de Brejão, Baldeação, Cel. J. Egidio
e Tambaú ficarem fora da linha, que passou pelo norte da linha
original e se ligou à estação de Faveiro, ainda na linha antiga. Baldeação,
por sua vez, ficou ligada por um curto ramal à estação de Cel. Correa-nova,
até 1967, quando esse ramal desapareceu de vez. Cel. J. Egidio e Tambaú
ganharam versões novas na variante. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Joaquim Libânio, muito pequena, foi inaugurada em 1948,
como Cocais-nova, mas depois, em 1/7/1951, recebeu o nome de
um diretor da Mogiana, falecido em 1949.
Ficava muito próxima à estação
velha de Cocais e à fazenda do mesmo nome.
Durante algum tempo,
o ramal de Mococa partiu dessa estação: ou seja, quando o tronco
novo foi ativado, nos anos 1950, Joaquim Libânio ficava praticamente
onde se separavam o novo e o velho tronco. Este último ainda ficou
ativo por alguns anos, seguindo até Casa Branca-velha e daí em frente para Itobi etc.
A estaçãozinha, então, tinha
duas plataformas de embarque. Com a supressão do trecho antigo, alguns
anos depois, a estação perdeu sua importância. Em 15/01/1969, foi
fechada e transformada em parada.
Na relação de estações
da Mogiana, nesse ano, já não era mais listada.
A estação,
que já em 1986 estava abandonada e semi-depredada, não sobreviveu.
Foi demolida, juntamente com as casas de linha que ficavam perto dela.
ACIMA: A estação de Joaquim Libânio,
em mapa em que aparecem parte da linha antiga (com cruzes e interrompida)
e as novas (somente com cruzes não interrompidas). Veja a estação
no canto direito inferior do mapa. A estação de Casa
Branca velha já aparece no ramal, como Est. - CLIQUE SOBRE
A FIGURA (IBGE, anos 1960).
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Pátio da estação, provavelmente final dos
anos 1940. O vagão parado à esquerda na foto,
ao lado do comboio, pode ser o prédio provisório
da estação. Foto cedida por Carlos A. Missaglia |
A estação de Joaquim Libânio depredada,
em 1986. Foto do relatório da Fepasa, 1986 |
A estação de Joaquim Libânio depredada,
em 1986. Foto do relatório da Fepasa, 1986 |
A plataforma da estação demolida, em 2003. Foto
Douglas Bulhões e Alvarenga Jr. |
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Atualização:
18.05.2019
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