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Monte Verde
Severínia
Alvora
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ram. Nova Granada-1950
IGG-SP-1945
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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Cia. Ferroviária
São Paulo-Goiaz (1918-1950)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1950-1969) |
SEVERÍNIA
(antiga LUIZ BARRETO)
Município de Severínia, SP |
Ramal de Nova Granada - km 55,005 |
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SP-2842 |
Altitude: 584 m |
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Inauguração: 10.1918 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A Companhia
Estrada de Ferro São Paulo-Goiaz começou a operar em 1910 ou 1911,
dependendo da fonte, com a intenção de levar os trilhos até Goiás,
partindo da estação de Bebedouro. As linhas também seguiriam dessa
estação da Paulista até a estação de Passagem nos anos seguintes.
Em 1914, a empresa faliu e em 1916 foi constituída a partir da massa
falida, que continuava operando, a Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz.
Nessa altura, a linha seguia de Passagem a Villa Olímpia (Olímpia),
passando por Bebedouro, com um ramal saindo de Ibitiúva a Terra Roxa.
Em 1927, a Paulista comprou todo o trecho entre Passagem e Bebedouro,
incluindo o pequeno ramal; a CFSPG passou a operar apenas o trecho
Bebedouro-Olímpia, que em 1931 foi esticado até Nova Granada. A ferrovia,
de bitola métrica, que deveria cruzar a fronteira próximo a Icem,
na Cachoeira do Marimbondo, nunca passou de Nova Granada nem chegou
a Goiás. Em 1950, a Cia. Paulista a adquiriu e a transformou no ramal
de Nova Granada. Este, depois de receber pesados investimentos durante
os dez anos seguintes, acabou por ter o trecho final (Olímpia-Nova
Granada) suprimido pela Paulista já estatal, em 1966, e em 2/1/1969,
todo a linha restante também foi extinta. Os trilhos e as propriedades
foram arrancados e vendidas pouco tempo depois. Dela pouca coisa restou,
tendo a grande maioria das estações sido demolida. |
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A ESTAÇÃO: "A cidade
de Severínia foi fundada por José Severino de Almeida
e seus filhos, proprietários da fazenda Bagagem, de plantação
de café e criação de gado. Em 1913 (nota do autor:
em outras fontes consta como 1911), a E. F. São Paulo-Goiaz
inaugurou a estação de Monte Verde e, 9 km além,
fazia apenas uma parada em terras da fazenda Bagagem. Em vista de
necessitarem de uma estação no local da referida parada,
os fazendeiros da circunvizinhaça formaram uma comissão
para pleitear aquele benefício junto à ferrovia. José
Severino de Almeida doou 50 alqueires de suas terras para a formação
do patrimônio de São José de Severínia,
em 19 de fevereiro de 1914, e a estação foi construída
às expensas dos fazendeiros da região. Julgaram os doadores
que à estação seria dado o nome de Severínia,
e foi com espanto geral que, no dia da sua inauguração,
viram figurar na respectiva placa o nome de Luiz Barreto, em homenagem
ao famoso médico e não ao velho sertanejo José
Severino. Houve reclamação da política dominante,
nada conseguindo porém. Somente em 1921 a estação
recebeu o nome de Severínia, quando o patrimônio foi
elevado a distrito de paz com essa denominação. O distrito
voltou a chamar-se Luiz Barreto em dezembro de 1931, mas novamente
renomeado como Severínia em dezembro de 1938" (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XXX, IBGE, 1958).
A partir
de 1950, com a aquisição da ferrovia pela Companhia Paulista, passou
a fazer parte do ramal de Nova Granada. A estação servia às
fazendas do sr. Jeremias Lunnardelli, "rei do
café"
no Brasil (Orlando Junqueira Franco, São Paulo, 1999).
A estação
funcionou até sua desativação no início de 1969, e seus trilhos foram
retirados logo depois.
A estação foi demolida, ao que parece não muito
tempo após o fim, e em 2000 o local já estava ocupado por casas,
ainda existindo algum terreno vago.
O que existe hoje não lembra em
nada o que aquilo foi no passado e somente se sabe sua localização
por antigos moradores da cidade. A vila original se tornou sede de
município, e a estação ficava onde hoje é um dos limites da área urbana.
(Fontes: Ralph M; Giesbrecht, pesquisa local; Daniel
Gentili; Orlando Junqueira Franco; E. F. São Paulo-Goiaz: Relatórios
anuais; Cia. Paulista de Estradas de Ferro: Relatórios anuais;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol.
XXX, 1958; Revista
SPR: suplemento especial sobre a SPG, 1941) |
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Estação de Luiz Barreto, em 1937. Autor
desconhecido |
Plataforma da estação de Severínia, em
1941. Foto Revista
SPR, suplemento especial sobre a SPG, 1941 |
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Atualização:
20.09.2019
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