|
|
...
Marcondésia
Monte Verde
Severínia
...
ram. Nova Granada-1950
IGG-SP-1945
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2000
...
|
|
|
|
|
Cia. E. F. São
Paulo-Goiaz (1911-1916)
Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz (1916-1950)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1950-1969) |
MONTE VERDE
Município de Cajobi, SP |
Linha-tronco SPG - km 51,145 |
|
SP-2491 |
Ramal de Nova Granada - km 51,145 |
|
Inauguração: 03.1911 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Goiaz começou a operar em 1910
ou 1911, dependendo da fonte, com a intenção de levar os trilhos até
Goiás, partindo da estação de Bebedouro. As linhas também seguiriam
dessa estação da Paulista até a estação de Passagem nos anos seguintes.
Em 1914, a empresa faliu e em 1916 foi constituída a partir da massa
falida, que continuava operando, a Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz.
Nessa altura, a linha seguia de Passagem a Villa Olímpia (Olímpia),
passando por Bebedouro, com um ramal saindo de Ibitiúva a Terra Roxa.
Em 1927, a Paulista comprou todo o trecho entre Passagem e Bebedouro,
incluindo o pequeno ramal; a CFSPG passou a operar apenas o trecho
Bebedouro-Olímpia, que em 1931 foi esticado até Nova Granada. A ferrovia,
de bitola métrica, que deveria cruzar a fronteira próximo a Icem,
na Cachoeira do Marimbondo, nunca passou de Nova Granada nem chegou
a Goiás. Em 1950, a Cia. Paulista a adquiriu e a transformou no ramal
de Nova Granada. Este, depois de receber pesados investimentos durante
os dez anos seguintes, acabou por ter o trecho final (Olímpia-Nova
Granada) suprimido pela Paulista já estatal, em 1966, e em 2/1/1969,
todo a linha restante também foi extinta. Os trilhos e as propriedades
foram arrancados e vendidas pouco tempo depois. Dela pouca coisa restou,
tendo a grande maioria das estações sido demolida. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Monte Verde foi inaugurada em 1911, no primeiro trecho aberto
pela São Paulo-Goiaz.
Foi a estação terminal da linha até 1914, quando esta foi prolongada
até Olímpia.
A partir de 1950, com a aquisição da ferrovia pela Companhia Paulista,
passou a fazer parte do ramal de Nova Granada.
Foi chamada a partir dos anos 1950 inicialmente de Cajobi e
finalmente de Monte Verde Paulista. O nome de Cajobi
veio do município ao qual a estação pertence até hoje, mas, como se
situava fora da sede, teve o nome novamente alterado para o original.
A estação funcionou até sua desativação no início de 1969 e seus trilhos
foram retirados logo depois. A estação foi demolida, ao que parece
não muito tempo após seu fechamento, e em 2000 o local era ocupado
por casas simples, ainda existindo algum terreno vago. O que existia
não lembrava em nada o que aquilo foi no passado e somente se sabia
de sua origem por antigos moradores da região.
A vila era então pequena e uma de suas duas ruas principais
passava pelo antigo leito da ferrovia. Sem fotos.
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
12.05.2017
|
|