|
|
Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1909-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1978) |
LINHA
BONITA
Município de Salvador do Sul, RS |
Linha de Caxias - km 869,316 (1960) |
|
RS-2633 |
Altitude: 371 m |
|
Inauguração: 01.12.1909 |
Uso atual: moradia (2015) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1909? |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha Porto
Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo
em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada
até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie.
Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve continuação,
partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando
até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias
do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos
anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado
e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos);
entre Rio dos Sinos e Montenegro, a linha foi erradicada em 1963,
substituída por uma variante; para a frente, existem trilhos
ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia a partir
de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Linha Bonita foi inaugurada em 1909. Desativada no final
dos anos 1970, seus trilhos foram retirados e hoje o prédio
ainda está de pé: "Ao longo da estrada que liga
Porto Alegre a Caxias do Sul, entre Maratá e Barão,
está um povoado que passaria desapercebido se não fosse
a pequena estação ferroviária que, nas décadas
de 1910 a 1960, recebia duas vezes ao dia os famosos trens "Maria
Fumaça". É a estação de Linha Bonita,
bem na encosta da serra do Nordeste. Foi povoada no fim do século
passado e princípio do século XX por imigrantes de origem
alemã, juntamente com o movimento migratório de todo
o município de Montenegro, a que então pertencia. Hoje
pertence ao município de Salvador do Sul. Mas por lá
já não passam os trens de passageiros e Linha Bonita
continua na sua simplicidade e pacatez de bons agricultores, como
nas primeiras décadas do século XX." (do site
www.museumin.ufrgs.br/porArthur.htm)
O prédio ainda
existia em 2015, nas proximidades de um túnel e servia de moradia a uma
família, segundo Gelson Garcia, de Montenegro, RS. Estava
muito bem conservada então.
(Fontes: Gelson Garcia; Vitor Hugo Langaro; www.museumin.ufrgs.br/porArthur.htm;
Revista Ferroviária, 08/2000; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
Antiga estação de Linha Bonita, em 13/11/2005.
Foto Gelson Garcia
|
Antiga estação de Linha Bonita, em 13/11/2005.
Foto Gelson Garcia |
Antiga estação de Linha Bonita, em 13/11/2005.
Foto Gelson Garcia |
|
À direita, o túnel próximo à estação
de Linha Bonita, hoje sem trilhos. Foto Gelson Garcia, de Montenegro,
RS, em 2005. À direita, a estação em 11/2015.
Foto Vitor Hugo Langaro |
|
|
|
|
|
Atualização:
02.02.2022
|
|