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E. F. Oeste de Minas
(1922-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SANTO
ANTONIO
Município de Liberdade, MG |
Linha-Tronco - km 191,970 (1960) |
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MG-3675 |
Altitude: 1.100 m |
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Inauguração: 08.09.1922 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir
da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou
em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de
Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica:
construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis,
nua ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na
ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou
a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou
passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final
norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção
de uma represa no rio Paranaíba, e a linh foi desviada para oeste
encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada,
é operada pela concessionária FCA. |
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A ESTAÇÃO: A parada de Santo
Antonio foi inaugurada em 1922. É muito provável
que o seu nome fosse Santo Antimo e não Santo Antonio,
como consta no único guia em que encontrei essa parada: O Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960.
O Guia Telegráfico de 1927 mostra, na mesma posição,
essa parada com o nome de Santo Antimo. O colégio particular
de nome Santo Antimo existiu na região de Liberdade, entre os anos
1920 e 1925, e foi propriedade do imigrante italiano José (Giuseppe)
Pietroluongo, que tinha residência no Rio de Janeiro, então Capital
Federal. Consta, segundo informações de familiares, que havia inclusive
uma parada de trem (estribo ferroviário), pertencente à antiga Rede
Mineira de Viação (EFOM), chamado também de Santo Antimo, próximo
à sua propriedade.
Também era chamada pelos moradores do local simplesmente de
Caixa D'Água.
(Fontes: Luiz Fernando Pietroluongo; Décio Marques; Guias Levi,
1932-80; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Antigo local da parada. Ao fundo, passagem de nível.
Foto de Décio Marques em 07/2005 |
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Atualização:
14.01.2017
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