|
|
Rede Mineira de
Viação (1954-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MORANGAL
Município de Bom Jardim de Minas, MG |
Linha-Tronco - km 195,730 (1960) |
|
MG-1344 |
Altitude: 1.155 m |
|
Inauguração: 03.08.1954 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1954 (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir
da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou
em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de
Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica:
construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis,
na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na
ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou
a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou
passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final
norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção
de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste
encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada,
é operada pela concessionária FCA. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Morangal foi aberta em 1914 pela E. F. Oeste de Minas. Isolada
de tudo, foi demolida em 2003.
(Fontes: Cícero Augusto da Silva; Décio Marques;
Jorge A. Ferreira; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
A estação do Morangal, depredada mas em pé
ainda. Sem data. Foto Cícero Augusto da Silva |
A estação de Morangal, em 2002. Foto Jorge A.
Ferreira |
Em 09/2003, já demolida. Foto Décio Marques |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
23.04.2012
|
|