|
|
E. F. Oeste de Minas
(1914-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ARANTINA
(antiga ARANTES)
Município de Arantina, MG |
Linha-Tronco - km 217,090 (1960) |
|
MG-1538 |
Altitude: 989 m |
|
Inauguração: 21.06.1914 |
Uso atual: centro cultural (2011) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste
de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de
bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto
de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa
por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM
chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a
Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira
de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão
Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990, quando
o último trecho que ainda o fazia, Barra Mansa a Lavras, teve
o trem suprimido. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte
Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa
no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari.
Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária
FCA. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Arantina foi inaugurada em 1914 com o nome
de Arantes.
Daqui saía um curto ramal que a ligava à estação
de Bom Jardim de Minas, na linha da Barra, também da
RMV.
A estação de Arantina era o ponto de cruzamento
do trem expresso. Tinha escala de maquinistas e foi um movimentado
entroncamento quando existia a linha da Barra. Ali faz um frio
siberiano. Até 1995 ainda recebeu trens de passageiros,
o trem que fazia a linha Barra Mansa-Lavras e também
chamado de Trem Mineiro.
"Saudades da baldeação que fazíamos em minha infância no Rutilo
para chegarmos à Arantina, terra de meu pai... Saíamos de Itajubá,
baldeávamos em Soledade, pegando o trem que ia para Barra do Piraí
e descíamos no Rutilo para esperar o trem Barra Mansa-Ribeirão Vermelho
e chegarmos a Arantina. No retorno embarcava-se num vagão já reservado,
no trem que vinha de madrugada para Barra Mansa, sendo que chegando
ao Rutilo, era feita a manobra e esse vagão se incorporava ao trem
da linha da Barra até Soledade" (Antonio Marcelino Rodrigues,
26/2/2014).
1925
À DIREITA: Desastre em Arantes 11/9/1925.
|
|
ACIMA: Trens da linha-tronco da antiga RMV
se cruzam em Arantina, provavelmente anos 1980. O trem do lado
de cá da estação (no centro-direita da foto)
seguia para Barra Mansa, enquanto o outro seguia para Ribeirão
Vermelho (Fotografia e descrição de Ricardo Resende
Coimbra).
ACIMA: Arantina, estação ainda ativa
nos anos 1990 com o trem Barra Mansa-Ribeirão Vermelho
(Trem Mineiro) (Autor desconhecido).
ACIMA: Chegada do trem a Arantina em 1995 (Foto Carlos
Roberto de Almeida, 3m 13/2/1995).
À DIREITA:
relato de Anderson Nascimento, em 18/10/2011.
|
A estação de Arantina era o
local onde o Trem Mineiro cruzava, um saía de Barra
Mansa e outro saía de Ribeirão Vermelho. Era comum
ver as famílias saírem de um trem e passar para
o outro, retornando assim às suas cidades de origem. Era um
passeio diferente, seguro, atrativo e que unia as famílias,
coisa rara nos dias atuais.
|
(Fontes: Carlos
Roberto Almeida; Anderson Nascimento; Ricardo Resende Coimbra; Antonio
Marcelino Rodrigues; Alberto del Bianco; José H. Bellorio;
Ronan Pereira do Amaral; José Agenor de Siqueira; William Martins;
O Estado de S. Paulo, 1925; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960) |
|
|
|
Arantina nos bons tempos, anos 1980, com o trem de passageiros
Barra Mansa-Lavras. Foto Alberto del Bianco |
A estação em 2000. Foto José H. Bellorio |
A estação em 2000. Foto Ronan Pereira do Amaral |
Estação de Arantina, 2000. Foto Ronan Pereira
do Amaral |
Plataforma da estação de Arantina, 2000. foto
Ronan Pereira do Amaral |
A estação em 2002, repintada. Foto José
Agenor de Siqueira |
A estação em 2004. Foto William Martins |
A estação em 3/9/2011. Foto Anderson Nascimento |
A estação em 16/7/2015. Foto Anderson Nascimento |
|
|
|
|
Atualização:
03.10.2018
|
|