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V. F. Sapucaí
(1897-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1977) |
BOM
JARDIM DE MINAS
Município de Bom Jardim de Minas, MG |
Linha da Barra - km 244,109 (1960) |
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MG-0161 |
Altitude: 1.070 m |
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Inauguração: 02.01.1897 |
Uso atual: demolida em 1980 |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí
em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos
entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio,
foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel
do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas
pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira
para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Bom Jardim (mais tarde, de Minas) foi inaugurada
em 1897, como ponta de linha do trecho que estava sendo construído
desde Santa Rita do Jacutinga. Era toda em pinho de riga.
Somente em 1901 a linha foi prolongada até Livramento (Liberdade),
onde apenas em 1910 seria unida a Encruzilhada (Cruzília),
que era até onde chegava a linha vinda de Soledade.
Mais tarde, em Bom Jardim também se encontravam a Linha
da Barra e um curto ramal que unia a estação à
estação de Arantina, na linha-tronco.
Até 1977, os trens de passageiros ainda circulavam pela linha,
embora desde 1972, somente entre Aiuruoca e a própria
Bom Jardim de Minas. Em 17/11/1980, a estação
foi totalmente destruída por um incêndio.
ACIMA: Em Bom Jardim de Minas, o trem chega
com muito vapor num dia, provavelmente, nos anos 1950 (Acervo Manuel
Monachesi).
ACIMA: Comboio em Bom Jardim de Minas, provavelmente nos anos 1970 (cessão Carlos Magno Pimentel Loesch).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi). |
(Fontes: José
Agenor; Manuel Monachesi; Acervo Antoninho Guido de Paula; www.bomjardimdeminas.hpg.ig.com.br;
Vasco de Castro Lima: A Estrada de Ferro Sul de Minas, 1884-1934) |
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A estação - foto sem data. Acervo Antoninho Guido
de Paula, Bom Jardim de Minas, MG |
Foto de 1970, de www.bomjardimdeminas.
hpg.ig.com.br
Acervos Renbato Libeck e Antoninho Guido de Paula, Bom Jardim de Minas, MG |
A estação - foto sem data. Acervo Antoninho Guido
de Paula, Bom Jardim de Minas, MG |
A estação em 1970. Acervo José Agenor |
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Atualização:
18.11.2019
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