|
|
Associação
Sul Mineira de Preservação Ferroviária
(1999-2002) |
POUSO
ALEGRE (TURÍSTICA)
Município de Pouso Alegre, MG |
Ramal de Sapucaí - km |
|
MG-0615 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 1999 |
Uso atual: abandonada (2003) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: A Viação
Férrea do Sapucaí, aberta como E. F. do Sapucaí
em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha até Itajubá
em 1891, partindo de Soledade, na E. F. Minas e Rio. Em 1897 chegou
a Sapucaí, na divisa com São Paulo, tendo cedido o trecho
que chegava a Itapira à Mogiana bem antes disso. Incorporada
pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí à RMV em 1931, VFCO
em 1965 e finalmente à RFFSA em 1975, os trens de passageiros
deixaram de circular no final dos anos 1970 e os trilhos foram retirados
a partir de 1986. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Pouso Alegre (turística) foi construída em
1999 para ser a estação para trens turísticos,
ficando fora da área urbana da cidade de Pouso Alegre. Os trilhos ali pertenceram
ao ramal de Sapucaí e foram mantidos para fins turísticos.
O percurso percorrido é bastante curto.
A situação em 2003: "Pena que,
após tantos esforços para restauração do trecho, tudo tenha sido paralisado
novamente. O estado da via permanente é tão ruim que cheguei a ficar
em dúvida se estava diante do trecho original, mais que centenário,
ou de um trecho já restaurado. Os dormentes cilíndricos de eucalipto
estão enegrecidos pela ação do tempo, apesar do período relativamente
curto desde sua instalação, em 1999. No fim do trecho, uma velha prancha,
da qual pouco sobrou. Em um ponto mais adiante estão desviados alguns
vagões, em estado deplorável. Por fim, a estação ferroviária de Pouso
Alegre, construída para fins turísticos junto à entrada da cidade.
Segundo o vigia que lá estava, escolhendo feijão para a janta, a Prefeitura
passou a administração do trecho para a Associação Sul Mineira de
Preservação Ferroviária, no início do projeto. O tempo passou só um
pouquinho, vieram as eleições, e o novo prefeito não comungava as
mesmas idéias férreo-preservacionistas. Resultado: tudo paralisado
novamente. Estão ainda no local duas locomotivas, uma 2-6-0 bem ruinzinha,
sem nenhuma placa ou numeração aparente e a 4-6-0 no. 205 em estado
razoável de conservação. Há vários carros de passaageiros azuis da
RFFSA, da oficina de Lavras, e um auto de linha que é uma gracinha."
(Douglas Razaboni, 07/2003).
Em 2022, não tenho notícisa sobre o que teria ocorrido com o pequeno pátio ferroviário e até uma réplica de estação ferroviária foi construída.
|
|
|
|
Estação de Pouso Alegre-turística, em 03/2002.
Foto Carlos Roberto de Almeida |
Estação de Pouso Alegre-turística, em 03/2002.
Foto Carlos Roberto de Almeida |
Depósito de locomotivas em Pouso Alegre-turística,
em 03/2002. Foto Carlos Roberto de Almeida
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
19.11.2022
|
|