|
|
V. F. Sapucaí
(1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1986) |
PORTO
SAPUCAÍ
Município de Santa Rita do Sapucaí,
MG |
Ramal de Sapucaí - km 236,191 (1960) |
|
MG-2784 |
Altitude: 817 m |
|
Inauguração: 09.11.1910 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: A Viação
Férrea do Sapucaí, aberta como E. F. do Sapucaí
em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha até Itajubá
em 1891, partindo de Soledade, na E. F. Minas e Rio. Em 1897 chegou
a Sapucaí, na divisa com São Paulo, tendo cedido o trecho
que chegava a Itapira à Mogiana bem antes disso. Incorporada
pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí à RMV em 1931, VFCO
em 1965 e finalmente à RFFSA em 1975, os trens de passageiros
deixaram de circular no final dos anos 1970 e os trilhos foram retirados
a partir de 1986. |
|
A ESTAÇÃO: Junto à
estação de Porto Sapucaí, partia o barco
que fazia o transporte de cargas e de passageiros pelo rio Sapucaí.
Havia outra linha de navegação no mesmo rio, que partia da estação
de Fama, mais ao norte, na linha Cruzeiro-Juréia.
No Guia Levi de 1940, não encontrei referências à
linha de navegação que partia de Porto Sapucaí,
embora, em 1934, esta estivesse funcionando.
A estação
já foi demolida, sobrando apenas a plataforma e o mato no local.
A vila em volta também parece sumir aos poucos: "Meu
saudoso pai possuia uma fazenda nesse municipio que fazia divisa com
o terreno que pertencia à ferrovia, e que por sinal foi doado
pelo meu avô por volta de 1885. Tenho boas recordações de minha
infância onde juntamente com meus pais e irmãos embarcávamos
com destino a Santa Rita do Sapucai ou Pouso Alegre, isso na década
de 1960 onde as 'Marias Fumaças' ainda estavam a todo vapor. A estação
ainda poderia estar de pé, se não fosse pela incompetência do prefeito
de Santa Rita do Sapucai, que num ato arbitrário mandou demoli-la
sob a alegação de que iria construir no local um centro de recreação
para os moradores do lugarejo, fato este contestado pela ferrovia;
o que sobrou foi só a plataforma. Ainda possuo, herança de meu pai,
a casa da fazenda, onde constantemente passo fins de semanas, apesar
de morar em Volta Redonda, RJ" (Antonio Carlos Carlini
Pereira, 11/2003).
ACIMA: Horário dos barcos que partiam de
Porto Sapucaí até Cubatão, em fevereiro de 1932 (Guia Levi).
ACIMA: Casa da vila ferroviária que sobrou em
Porto Sapucaí (Foto Douglas Razaboni em abril de 2010).
ACIMA: Linha (em preto) da V. F. Sapucaí em
1933, mostrando a estação de Porto Sapucaí (à
esquerda). PARA VER AREA MAIOR CLIQUE SOBRE O MAPA (Acervo Arquivo
Publico Mineiro).
(Fontes: Douglas Razaboni; Nilson Rodrigues;
Antonio Carlos Carlini Pereira; Arquivo Publico Mineiro;
Emporio de Noticias; Guia Levi, 1932-79; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
04.09.2022
|
|