|
|
V. F. Sapucaí
(1895-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1983) |
POUSO
ALEGRE
Município de Pouso Alegre, MG |
Ramal de Sapucaí - km 253,961 (1960) |
|
MG-0616 |
Altitude: 822 m |
|
Inauguração: 21.03.1895 |
Uso atual: Abandonada
(2021) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A Viação
Férrea do Sapucaí, aberta como E. F. do Sapucaí
em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha até Itajubá
em 1891, partindo de Soledade, na E. F. Minas e Rio. Em 1897 chegou
a Sapucaí, na divisa com São Paulo, tendo cedido o trecho
que chegava a Itapira à Mogiana bem antes disso. Incorporada
pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí à RMV em 1931, VFCO
em 1965 e finalmente à RFFSA em 1975, os trens de passageiros
deixaram de circular no final dos anos 1970 e os trilhos foram retirados
a partir de 1986. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Pouso Alegre foi inaugurada em 1895.
Os trens de passageiros acabaram em 1983. A estação
foi fechada oficialmente em 31/10/1983.
Em 2008 abrigava o Centro de Convivência do Idoso do município.
À noite sua antiga plataforma tornava-se abrigo de indigentes.
Casa da Cultura Menotti del Picchia: Com a desativação da ferrovia, o imóvel da estação virou um armazém, que, anos depois, foi cedido ao município, reformado e reinaugurado como Casa da Cultura em 1988. O prédio foi tombado como patrimônio histórico e cultural do município e no início dos anos 2000 passou a ser também um centro de convivência de idosos, que passaram a dividir o espaço com as atividades culturais (minasgerais.com.br).
Em 2021, a estação estava tomada por moradores de rua e o local em volta do prédio tornou-se uma zona chamada de perigosa (Jornal Alterosa Alerta,
23/07/2021, you tube).
(Veja também
POUSO ALEGRE-TURÍSTICA)
|
1903
À ESQUERDA: Grande afluxo de passageiros na estação de Pouso Alegre e na linha da Sapucaí (O Estado de S. Paulo,
27/4/1903).
|
|
1912
À ESQUERDA: Os problemas da Rede Sul-Mineira
em 1912 no ramal de Sapucaí (O Estado de S. Paulo,
28/5/1912).
|
ACIMA: Em 1915, mais reclamações: a
cidade quer um trem para São Paulo (O Estado de S.
Paulo, 4/1/1915).
ACIMA: Estação de Pouso Alegre
em 1918 (Autor desconhecido).
|
1922
À ESQUERDA: A cidade vai até com banda de música receber o vice-governador do Estado. Outros tempos, mesmo (O Estado de S. Paulo,
21/5/1922).
|
|
1922
À ESQUERDA: A cidade consegue melhores horarios de trens para São Paulo (O Estado de S. Paulo,
27/7/1922).
|
ACIMA: Estação de Pouso
Alegre, sem data (Autor desconhecido).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos Roberto de Almeida;
Eduardo Lana; O Estado de S. Paulo, 1912 e 1915; http://themodelsbank.wordpress.com)
|
|
|
|
A estação em 1970. http://themodelsbank.
wordpress.com/ |
Estação de Pouso Alegre, ainda em operação,
foto sem data. Autor desconhecido |
Estação de Pouso Alegre e passagem de nível,
foto sem data. Autor desconhecido |
Estação de Pouso Alegre, já desativada,
em 1993. Foto Carlos Roberto de Almeida
|
Estação de Pouso Alegre, já desativada,
em 1993. Foto Carlos Roberto de Almeida |
Plataforma da estação em Pouso Alegre, em 2008.
Foto Eduardo Lana |
|
|
|
|
Atualização:
19.11.2022
|
|