|
|
V. F. Sapucaí
(n/d-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-c.1945) |
PEDREIRA
(SALTO?)
Município de |
Ramal de Sapucaí - km 160
(1945) |
|
MG-3257 |
Altitude: 1.094 m |
|
Inauguração: 01.07.1934 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Viação Férrea do Sapucaí, aberta como
E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha
até Itajubá em 1891, partindo de Soledade, na E. F.
Minas e Rio. Em 1897 chegou a Sapucaí, na divisa com São
Paulo, tendo cedido o trecho que chegava a Itapira à Mogiana
bem antes disso. Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí
à RMV em 1931, VFCO em 1965 e finalmente à RFFSA em
1975, os trens de passageiros deixaram de circular no final dos anos
1970 e os trilhos foram retirados a partir de 1986. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Pedreira foi inaugurada em 1934. Foi demolida, nada restando
dela.
É possível que o seu primeiro nome tenha sido Salto,
pois foi visitada em 1925 pelo Presidente Artur Bernardes para a sua
inauguração nesse ano (mas oficialmente sua inauguração
foi em 1934!) e ficava próximo à usina hidrelétrica
de Bicas, depois Bicas do Meio, esta aberta
em 1923. Esta suspeita se dá pela reportagem reproduzida aqui.
Porém, faltam dados que confirmem isto; nos guias de horários,
o nome Salto jamais foi encontrado por mim. Encontrei apenas
o nome de Pedreira, em 1941.
Até 1960, pelo menos, a parada continuava ativa. Enfim, muitas
dúvidas e poucas certezas.
|
AO LADO: A inauguração
da estação em 1925 descrita pelo jornal em depoimento
de Arthur Berbardes e sua visita à Usina de Bicas.
Salto era Pedreira? (O Paiz, 25/10/1929).
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
17.02.2018
|
|