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V. F. Sapucaí
(1891-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1986) |
ITAJUBÁ
Município de Itajubá, MG (veja
a cidade) |
Ramal de Sapucaí - km 173,769
(1960) |
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MG-2011 |
Altitude: 843 m |
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Inauguração: 20.09.1891 |
Uso atual: estação rodoviária
(2014) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1932 |
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HISTORICO DA LINHA: A
Viação Férrea do Sapucaí, aberta como
E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha
até Itajubá em 1891, partindo de Soledade, na E. F.
Minas e Rio. Em 1897 chegou a Sapucaí, na divisa com São
Paulo, tendo cedido o trecho que chegava a Itapira à Mogiana
bem antes disso. Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí
à RMV em 1931, VFCO em 1965 e finalmente à RFFSA em
1975, os trens de passageiros deixaram de circular no final dos anos
1970 e os trilhos foram retirados a partir de 1986. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Itajubá foi inaugurada em 20 de janeiro de 1891, numa das mais prósperas
regiões do sul de Minas Gerais (ver caixas de 1891, abaixo). É também citada a data de 25 de janeiro.
A partir de 1910, passaram a sair dali os trens para
o ramal de Paraisópolis (cuja linha se bifurcava na
estação seguinte, Piranguinho) e, em 1927, a
linha e os trens do ramal de Delfim Moreira passaram a sair
também da estação de Itajubá.
Esses dois ramais foram suprimidos respectivamente em 1964 e 1961.
Pela estação ainda passaram trens de passageiros até
1873, e a linha foi finalmente suprimida em 1986.
No local do pátio ferroviário existe hoje uma avenida
sem muita função de tráfego. A estação
virou museu, mas foi fechado - em 2014 o prédio, restaurado,
tornou-se estação rodoviária.
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1891
AO LADO: O então Presidente do Estado de Minas Gerais Cesario Alvim viaja para assistir à inauguração da estação (O Estado de S. Paulo, 20/9/1891). |
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1891
AO LADO: Anunciada a inauguração da estação para o dia 20 de setembro (O Pharol, 20/9/1891). |
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1891
AO LADO: A notícia da inauguração
da estação de Itajubá em setembro de
1891 (O Pharol, 28/9/1891). |
ACIMA: Estação de Sapucahy; foto sem data ou autor.
ACIMA: Wenceslau Braz toma
o trem em Itajubá em 1909 para tomar posse no governo de Minas
Gerais (Fon-Fon, 10/4/1909).
ACIMA: Em 1912, havia um trem expresso entre as estações
de Soledade e de Iyajubá. Foi interrompido, mas voltou, devido
a protesto dos usuários (O Estado de S. Paulo, 27/5/1912).
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1932
AO LADO: A notícia que Itajubá ganharia uma nova estação (O Estado de S. Paulo, 29/5/1932). |
ACIMA: A greve da ferrovia em 1949, no pátio de Itajubá (Autor desconhecido - data 22/9/1949).
ACIMA: Curva que a linha fazia entre a igreja (à esquerda)
e a estação (à direita) costeando o morro em
Itajubá (Autor desconhecido. Data - possivelmente anos 1960-70).
ACIMA: A fábrica de doces Vera Cruz, em Itajubá:
na rua em primeiro plano pode-se ver, um pouquinho da linha férrea
do ramal de Delfim Moreira, que de lá trazia marmelos. Pode-se
ainda ver na foto: a ponte de arcos; as charretes de aluguel; o ônibus
sem maleiro: as malas iam em cima, sob uma lona. À esquerda da foto,
pode-se ver a casa de um guarda-linhas que manobrava um pequeno ramal
que adentrava a Fábrica Vera Cruz que, nessa época, enviava doces
para a rede de supermercados Casas da Banha do Rio de Janeiro. A fábrica
acima foi demolida e hoje ali funciona uma agência do Itaú. O trem
na foto segue de Itajubá para Delfim Moreira da esquerda para a direita.
Já a foto foi feita do alto do morro da igreja, do outro lado. Então,
o sentido Itajubá-Delfim é da direita para a esquerda. A ponte não
mais existe (foi demolida e reconstruída) e divide o centro da cidade
com o Bairro S. Vicente. Na frente da fábrica de doces, como havia
bastante espaço e não havia o trânsito de hoje, em época do Natal,
a criançada se juntava para ver passar o Papai Noel da Fábrica de
Armas (hoje Imbel) que ia da estação principal até a estação de Pacatito
sobre uma prancha aberta e distribuindo doces e balas. No Pacatito
era onde ficava, ou melhor, ainda fica, a indústria bélica. Era em
Delfim Moreira que havia fábricas de polpa da Peixe, da Cica e outras.
A polpa servia de base para a fabricação de doces e geléias. A Vera
Cruz já era uma fábrica de doces, embora tivesse junto às plantações
também uma fábrica de polpa (Foto sem data, provavelmente anos 1940
ou 1950. Acervo Francisco Seixas).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2004; Fernando Villamarim;
Daniel Iozzi Sperandelli; Francisco Seixas; Carlos Roberto de Almeida;
Douglas Razaboni; Antonio C. Belviso; Antonio R. Almeida; Ana Maria
Giesbrecht, 2005; O Estado de S. Paulo, 1912; O Pharol, 28/9/1891; Fon-Fon,
1909; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Antiga estação de Itajubá, sem data. Foto
cedida por Carlos Roberto de Almeida |
Estação de Itajubá, anos 40. Autor desconhecido |
A estação, anos 1960. Foto cedida por Douglas
Razaboni |
A estação nos anos 1980. Acervo Antonio C. Belviso |
A estação, anos 1990. Foto Antonio R. Almeida,
enviada por Carlos R. Almeida |
A estação em 2001. Autor desconhecido |
A estação em 24/10/2004. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht
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A estação em 24/10/2004. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht |
A estação do lado da plataforma em 06/02/2005.
Foto Ana Maria Giesbrecht |
Estação de Itajubá em 7/2011. Foto Fernando
Villamarim |
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Atualização:
26.04.2023
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