|
|
V. F. Sapucaí
(1907-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1986) |
PEDRÃO
Município de Pedralva, MG |
Ramal de Sapucaí - km 154,866
(1960) |
|
MG-3256 |
Altitude: 1.087 m |
|
Inauguração: 01.06.1907 |
Uso atual: moradia (2017) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Viação Férrea do Sapucaí, aberta como
E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha
até Itajubá em 1891, partindo de Soledade, na E. F.
Minas e Rio. Em 1897 chegou a Sapucaí, na divisa com São
Paulo, tendo cedido o trecho que chegava a Itapira à Mogiana
bem antes disso. Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí
à RMV em 1931, VFCO em 1965 e finalmente à RFFSA em
1975, os trens de passageiros deixaram de circular no final dos anos
1970 e os trilhos foram retirados a partir de 1986. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Pedrão foi inaugurada em 1907.
A estação original era bem diferente, maior e mais bonita,
como mostra a fotografia ao pé da página.
O prédio original, maior, foi destruído, segundo Ricardo
Bustamante, por uma enorme pedra que rolou do morro que fica atrás
da estação. A estação, então, foi
reconstruída com um prédio menor. Data do acontecimento,
não sei.
"Esta foto da estação Pedrão é bem diferente do prédio
que lá existe hoje. Sou morador da região e minha mãe, que tem 66
anos e nasceu no Bairro Pedrão, não se recorda dessa estação. Provavelmente
esta deve ter sido a primeira estação que mais tarde deu lugar a estação
existente hoje em dia que serve de moradia" (João
Paulo, 18/10/2011).
A estação primitiva lembrava algumas estações
construídas por volta de 1910 pela Sorocabana em São
Paulo (como a de Angatuba, por exemplo, no ramal de Itararé).
O prédio mais novo que a substituiu estava ainda de pé
e servindo como moradia em 2010.
"Dia 07/02/2010 estive na estação Pedrão e tirei algumas fotos.
Fui seguindo a linha desde Itajubá até Pedrão, em Itajubá a linha
virou uma avenida em parte asfaltada em parte de bloquete, depois
da área urbana ela se torna uma estrada de terra e ainda existe a
ponte de ferro sobre o rio Lourenço Velho coberta com tábuas para
os carros passarem. Quando começa a subida da serra a estrada
está em desuso, só passam por ela motos e bicicletas, pois num certo
trecho o aterro foi tragado formando uma descontinuidade de uns 10
metros de comprimento e profundidade. A estrada só melhora 5 km antes
da estação Pedrão onde é possível trafegar com carro de passeio. A
estação funciona como moradia. A estrada parece comportar tráfego
até Maria da Fé" (Daniel Iozzi Sperandelli, 2/2010).
|
1924
AO LADO: Abertura de estrada de Pedrão até
Pedra Branca. Mas onde é, ou era, Pedra Branca? (O
Estado de S. Paulo, 7/4/1924).
|
ACIMA: Linha (em preto) da V. F. Sapucaí
em 1933, mostrando a estação de Pedrão
(no canto esquerdo). PARA VER AREA MAIOR CLIQUE SOBRE O MAPA
(Acervo Arquivo Publico Mineiro).
ACIMA: Locomotiva a vapor da RMV sai da estação
de Pedrão, nos anos 1940 (Acervo Hugo Caramuru).
ACIMA: Dia 18 de setembro de 1981:
os cargueiros ainda circulavam por ali. Nesta foto, ele está
na serra do Pedrão, entre as estações de Pedrão
e de Maria da Fé (Foto Coaraci Camargo).
ACIMA: A estação
de Pedrão com uma locomotiva Diesel, possivelmente anos 1980 (http://pedraominas.blogspot.com.br).
ACIMA: A estação na época
em que se retiravam os trilhos (início dos anos 1990
- http://pedraominas.blogspot.com.br).
ACIMA: Antigo leito da ferrovia e ao fundo,
à esquerda, a estação de Pedrão em 2002
(Foto Hugo Caramuru).
ACIMA: Estação de Pedrão
e a cidade ao fundo (Foto Afonso Henrique Moreira Santos em 2017).
(Fontes: Afonso Henrique Moreira
Santos; Rafael Macêdo; Ricardo Bustamante; Nilson Rodrigues; João
Paulo; Daniel Iozzi Sperandelli; Ronald Colombini Junior; Coaraci
Camargo; Hugo Caramuru; Claudio Larangeira; O Estado de S. Paulo,
1924; http://pedraominas.blogspot.com.br; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação do Pedrão original. Anos 1930?
Autor desconhecido |
A estação de Pedrão em 14/04/2002. Foto
Ronald Colombini Junior |
A estação em 2003. Foto Hugo Caramuru |
A estação em 2007. Foto enviada por Claudio Larangeira |
A estação em 2008. Foto Daniel Iozzi Sperandelli
|
A estação em 7/2/2010. Foto Daniel Iozzi Sperandelli
|
Estação de Pedrão em 2017. Foto Afonso
Henrique Moreira Santos |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
19.06.2018
|
|