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V. F. Sapucaí
(1895-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1972) |
BAEPENDI
Município de Baependi, MG |
Linha da Barra - km 120,520 (1960) |
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MG-0162 |
Altitude: 875 m |
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Inauguração: 28.09.1895 |
Uso atual: estação rodoviária
e Câmara Municipal (2003) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1930 (hoje o prédio foi ampliado)
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HISTORICO DA LINHA: O
primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí
em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos
entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio,
foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel
do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas
pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira
para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Baependi foi inaugurada em 1895, como ponta de uma curta
linha que vinha de Soledade. Somente em 1910 juntou-se a Barra
do Piraí constituindo a linha da Barra.
A primeira estação foi demolida em 1908, para a construção
da segunda (primeira foto ao pé da página, à
esquerda: estou considerando o ano no dístico do prédio).
Uma terceira foi construída nos anos 1930 e ficava em local
diferente da segunda: o local original era de difícil acesso
na época das chuvas. A nova estação foi construída
a cerca de 200 metros do Largo da Matriz.
Foi desativada no final dos anos 1970 e convertida em rodoviária.
Mais tarde, construiu-se um segundo andar para abrigar a Câmara
Municipal.
Pode-se ver, nas fotos abaixo, do centro e da direita, a mesma cobertura
de plataforma nas duas fotos. A rua que por ali passava ocupava o
antigo leito ferroviário.
ACIMA:
A estação de Baependi, por volta de 1910 (Autor
desconhecido).
ACIMA: Locomotiva diesel-elétrica U5B
da RFFSA na plataforma da estação de Baependi, anos
1970 (www.baependihistoriaculturamemoria.blogspot com).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Schetino
Mota; Ronan Pereira do Amaral; Carlos Cornejo; www.baependihistoriaculturamemoria.blogspot
com; Roberto Capri: Minas Gerais, 1918; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação em 1926. Acervo Schetino Mota |
A estação original de Baependi, em dia de festa
em 8/10/1917, dia em que chegaria à cidade o Presidente
da República, Wenceslau Braz. Foto do livro Minas
Gerais, de Roberto Capri, acervo Carlos Cornejo |
Estação de Baependi, já a "nova",
provavelmente anos 1960. Foto do acervo de Carlos Cornejo |
Atual rodoviária de Baependi, constrtuída no local
da antiga estação ferroviária. O asfalto
era a linha da Barra. Foto Ralph M. Giesbrecht, em 17/05/2003
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O prédio de 2003, ainda totalmente desfigurado. Foto Fernando Marietan em 7/11/2015 |
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Atualização:
22.12.2020
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