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V. F. Sapucaí
(1891-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1972) |
CAXAMBU
Município de Caxambu, MG (Veja
a cidade) |
Linha da Barra - km 112,128 (1960) |
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MG-0159 |
Altitude: 903 m |
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Inauguração: 15.03.1891 |
Uso atual: estação rodoviária
(2013) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1939 |
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HISTORICO DA LINHA: O
primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí
em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos
entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio,
foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel
do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas
pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira
para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Caxambu foi inaugurada em 1891 (cf. Relatorio da Cia. Viação Ferrea do Sapucahy em 25/5/1891,
p. 23), como ponta de uma curta
linha que vinha de Soledade - o trecho aberto pela Sapucaí ligava Cristina a Caxambu. Somente em 1895 foi prolongada
até Baependi e em 1910 juntou-se a Barra do Piraí
constituindo a linha da Barra.
Também de acordo com o relatório citado mais acima, a estação, em 1891, "funccionava em um barracão de madeiras, provisorio, sito na povoação".
Depois, foi reconstruída originalmente
a alguns metros da atual, num nível um pouco mais baixo.
Junto a ela uma vila de casas se formou. Em 1939, a antiga estação
foi derrubada e em seu lugar, um pouco mais acima, foi construída
a atual. A linha foi recuada para a parte anterior da nova estação:
originalmente a linha passava onde hoje é a rua da frente da
fachada.
"Ao passear pelo Parque das Águas em Caxambu notei a presença
de antigos trilhos, os quais vão desde uma portaria de serviço
do Parque (ainda operacional) e vão no sentido das instalações de
engarrafamento de água mineral. Pelo que me informaram, até há cerca
de 40 anos atrás esse desvio ia até a estação ferroviária e servia
para escoar a produção da fábrica. Uma vez que a estação encontra-se
num nível superior ao Parque, as composições que percorriam esse ramal
eram pequenas: uma vaporosa mais um ou dois vagões.
O encarregado da portaria me disse que os trilhos eram usados por
um bondinho que levava água para a estação. Aí, na minha santa ingenuidade,
perguntei, "bonde a burros?", e ele respondeu, "não, locomotiva a
vapor". Mas ficou a incerteza... também, o ramal parece ter sido extinto
há 40 anos, e tenho lá minhas dúvidas se o encarregado o viu com clareza"
(Antonio Gorni, 10/2007). Na verdade, parece que era um bondinho
mesmo (ver foto mais abaixo).
Em 1972, a linha foi desativada entre Soledade e Aiuruoca;
em 1974, a estação desativada transformou-se em estação
rodoviária. Mais tarde, a construção de uma nova
rodoviária ao lado dela transformou-a em abrigo para táxis.
Na antiga plataforma, foi construída uma adicional, para abrigo
de ônibus.
"O trem do qual me lembro que passava aqui era o Pau D'água,
que seguia de Soledade para Barra do Piraí, um misto, às
5:30 da manhã. Ele retornava à noite. Também
havia outro, que passava às 8 e fazia a linha Cruzeiro-Baependi.
A RMV desativou a linha porque ela dava prejuízo: ela mesmo
atrasava por meses o pagamento de seus empregados" (Sinval
Mangia, 06/2003, ex-charreteiro e hoje motorista de taxi em Caxambu).
Em 2013 era a estação rodoviária da cidade.
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1887
AO LADO: Sem linha ferrea nesta época, o transporte para Cazxambu era feito através da estação de Soledade (A Provincia de
S. Paulo, 1/2/1887). |
ACIMA:
Propaganda da cidade de Caxambu em 1925 mostrava como se
chegava até a cidade de trem a partir de São Paulo (O
Estado de S. Paulo, 23/9/1925).
ACIMA: Na estação de Caxambu em 1926 (Autor desconhecido).
ACIMA: Estação antiga de Caxambu, sem data (Edição J. Abrate).
ACIMA: Esperando o embarque na estação
antiga de Caxambu em 1937 (Acervo Ubirajara Ribeiro Martins
de Souza).
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1937
À ESQUERDA: No trem em Caxambu, 1937 (Acervo
Ubirajara Ribeiro Martins de Souza)
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1939 - ACIMA: Vargas e séquito na plataforma da estação velha (Arquivo Nacional, 1939).
1939 - ACIMA: Vargas e séquito na frente da estação nova em construção (Arquivo Nacional, 1939).
1939 - ACIMA: Vargas e séquito na plataforma da estação nova em construção (Arquivo Nacional, 1939).
ACIMA: O bondinho que fazia o transporte
na linha dentro do parque, linha esta ligada à estação
da RMV (Autor e data desconhecidos).
ABAIXO: Linhas ainda existentes dentro do
parque, em outubro de 2007 (Fotos Antonio A. Gorni).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph
M. Giesbrecht, pesquisa local; Julio Cesar Euzebio Alves; Gutierrez L. Coelho; Ubirajara Ribeiro
Martins de Souza; Antonio A. Gorni; Wanderley Duck; Sinval Mangia;
Carlos Cornejo e Eduardo Gerodetti: Lembranças do Brasil -
As Ferrovias nos Cartões Postais e Álbuns de Lembranças,
2005; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação original, sem data. Foto do livro de
Carlos Cornejo e Eduardo Gerodetti, Lembranças do
Brasil - As Ferrovias nos Cartões Postais e Álbuns
de Lembranças |
A estação antiga de Caxambu, por volta de 1930.
Foto cedida por Wanderley Duck |
Fachada da estação nova, cerca de 1950. Foto de
cartão postal |
Fachada da estação, em 18/05/2003. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Fachada da estação, em 18/05/2003. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Fachada da estação, em 18/05/2003. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Plataforma da estação, em 18/05/2003. Foto Ralph
M. Giesbrecht
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Fachada da estação, em 18/05/2003. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A ex-estação em 02/2013. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 8/3/2021. Foto Julio Cesar Euzebio Alves
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A estação em 8/3/2021. Foto Julio Cesar Euzebio Alves
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Atualização:
26.04.2023
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