|
|
Rede Sul-Mineira
(1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1972) |
CRUZÍLIA
(antiga FAZENDINHA e ENCRUZILHADA)
Município de Baependi, MG (-1948)
Município de Cruzília, MG (1948-) |
Linha da Barra - km 131,536 (1960) |
|
MG-0158 |
Altitude: 917 m |
|
Inauguração: 31.05.1910 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí
em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos
entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio,
foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel
do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas
pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira
para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Cruzília tem o nome do município ao qual atendia,
mas o centro da cidade fica a 10 km ao norte, distante da rodovia.
A estação foi inaugurada em 1910, com o nome de Fazendinha,
que, nesse ano, juntou-se à linha que vinha de Barra do
Piraí, constituindo a linha da Barra.
Alguns anos depois - com certeza, após 1914 - a estação
passou a ser chamada de Encruzilhada.
Nos anos 1940, teve o nome alterado para Cruzília.
Em 2016, a estação, ainda na zona rural, estaria próxima
à atual rodovia BR-467, mas o que sobrou foram apenas três
casas, sendo que uma é um antigo laticínio, outra, uma
casa mais antiga e uma terceira, mais isolada, teria sido uma escola.
Todas à beira do antigo leito ferroviário. A estação
em si, que era em madeira, já havia sido demolida e segundo as informações
ficava entre essas construções.
ACIMA: O cachorro posa na plataforma da estação
de Cruzilia (Foto Domingos Lollobrigida Jr. - enviada por José
Dimas Teixeira - provavelmente anos 1960).
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1910 a 1972. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Domingos
Lollobrigida Jr.; José Dimas Teixeira) |
|
|
|
A estação de Cruzilia, foto Domingos Lollobrigida
Jr. - enviada por José Dimas Teixeira - provavelmente
anos 1960 |
A estação de Cruzilia, foto Domingos Lollobrigida
Jr. - enviada por José Dimas Teixeira - provavelmente
anos 1960 |
Próximo ao local da estação demolida, a
casinha simples e o antigo laticínio, mais atrás.
À sua frente, o antigo leito. Foto Ralph M. Giesbrecht,
em 17/05/2003 |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
17.11.2022
|
|