|
|
RFFSA
(1989-1996) |
DENIZAR
ZANELLO
Município
de Mauá do Sul, PR |
Linha Apucarana-Uvaranas
- km 501,700 (2000) |
|
PR-2460 |
|
|
Inauguração: 1989 |
Uso atual: abandonada
e em ruínas |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1989?
|
|
HISTORICO
DA LINHA: A chamada inicialmente Estrada de Ferro
Central do Paraná tinha sua construção prevista
pelo menos dede os anos 1930 para aproximar a nascente região
de Londrina ao porto de Paranaguá. Somente em 1949 teve as
obras iniciadas, mas em meados dos anos 1950 as obras pararam. Reiniciaram-se
e pararam mais algumas vezes, até que, em novembro de 1975
a ferrovia foi finalmente inaugurada, ligando a estação
de Apucarana à estação de Uvaranas, em Ponta
Grossa. Com exceção do trem de passageiros inaugural
com autoridades e funcionários, jamais outro desses trens rodou
pela linha, apesar das promessas da RFFSA nesse sentido. A maioria
das estações tem acesso difícil e estão
hoje abandonadas, juntamente com suas casas de turma, construídas
em grande número e inúteis em sua maioria desde o princípio.
É hoje uma linha de grande movimento no Paraná para
trens cargueiros. |
|
A ESTAÇÃO:
A estação de Engenheiro Denizar Zanello, ou simplesmente
Denizar Zanello, como aparece no dístico ainda visível,
foi inaugurada em 1989, catorze anos após a abertura da linha.
"Segundo um funcionário da ALL de Marilândia do Sul, esta
estação não é acessível por estradas, sejam asfaltadas
ou de terra. Situa-se em plena Serra do Cadeado, em meio a vales e
montanhas sem fim, sendo rodeadas de cachoeiras, rios, flores e matas.
Formam as mais belas paisagens ferroviárias, segundo confirmação que
ouvimos novamente em mais duas ocasiões na viagem, uma delas em Mauá
do Sul e novamente em Ortigueira. Mesmo o acesso a pé pelos trilhos
não é seguro, pela quantidade de viadutos e túneis, nos quais o trem
passa "lambendo" . Porém, restou uma dica, a quem tiver tempo e paciência.
O chefe do grupo em Mauá do Sul se chama Ezequiel e, com um pouco
de paciência e boa conversa, não é impossível conseguir um lugar no
motor (auto de linha) que segue para as duas localidades três vezes
por semana. Fiquei morto de vontade, mas infelizmente tive que deixar
para uma próxima vez." (Douglas Razaboni, 07/2003)
O pátio tem hoje 2 linhas de desvio. Décio Marques
a fotografou alguns meses antes, em abril de 2003: o prédio ainda
estava de pé, sem telhado, já depredado, totalmente isolado, e suas
duas chaves de entrada do pátio são na boca de dois túneis.
(Fontes: Douglas Razaboni, 2003; Décio Marques,
2003; RFFSA, 1989; ALL, 2000; Jean C. Kuester, 2008; Daniel K. Trevisan,
2009; Catálogo ALL, 2000) |
|
|
|
A estação em 2004. Foto Décio Marques |
A estação totalmente depredada em fevereiro de
2008. No dístico, "Denizar Zanello", sem o
"Engenheiro". Foto Jean C. Kuester |
A estação totalmente depredada em fevereiro de
2008. Foto Jean C. Kuester |
A estação totalmente depredada em fevereiro de
2008. No dístico, "Denizar Zanello", sem o
"Engenheiro". Foto Jean C. Kuester |
A estação em 2009. Foto Daniel K. Trevisan |
|
|
|
|
|
Atualização:
22.02.2009
|
|