|
|
RFFSA (1975-1996) |
BAIRRO
DOS FRANÇAS
Município de Ortigueira, PR |
Linha Apucarana-Uvaranas - km 481,678
(2000) |
|
PR-2462 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 10.11.1975 |
Uso atual: abandonada (2017) |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1975 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA:
A E. F. Central do Paraná começou a ser
construída em 1949.
Somente em 1960 conseguiu abrir dois trechos, um com 34 km partindo
de Apucarana e outro com 83 km, saindo de Ponta Grossa, do que seria
no futuro a estação de Uvaranas, a leste da cidade.
Foram mais 15 anos para que as duas frentes se juntassem. A inaugração
festiva da linha, considerada como um caminho mais curto e moderno
do norte do Paraná para o porto de Paranaguá, ocorreu
em novembro de 1975. Dias depois a ferrovia foi incorporada à
RFFSA - a RVPSC já tinha sido extinta, transformando-se numa
das Superintendências Regionais da estatal - e passou a transportar
cargueiros apenas, apesar das promessas de trens de passageiros para
a linha, nunca cumpridas. O que se vê ao longo da linha de mais
de 300 km é um enorme desperdício de dinheiro: embora
ela cumpra a sua função até hoje, a construção
de vilas ferroviárias enormes que nunca foram utilizadas e
que hoje estão em sua imensa maioria abandonadas, invadidas
ou depredadas, é um retrato da falta de planejamento no Brasil. |
|
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Bairro dos Franças foi inaugurada
em 1975. Jamais atendeu a trens de passageiros, que não existiam
na linha.
Fica um tanto afastada do núcleo do vilarejo, e a estação é de estilo
moderno como as outras da linha, em concreto armado.
Em 2003, estava bem depredada, não tendo mais portas ou janelas e
está cheia de pixações em seu interior. As 10 casas da vila ferroviária
estão habitadas. Ao menos elas tem utilidade para alguém, pois a estação
nitidamente não serve mais para nada, a não ser abrigar algum mendigo
perdido por ali. O pátio tinha 3 linhas de desvio (informações
de Douglas Razaboni em 07/2003).
Em 2017, a estação seguia abandonada e o pátio
mentinha seus três desvios.
ACIMA: Pátio da estação
de Bairro dos Franças, em agosto de 2008. ABAIXO: No
mesmo pátio, com diferença de horas, foram-se os trens
cargueiros que cruzaram na foto abaixo (Fotos Fernando Aparecido Domeze).
(FONTES: Douglas Razaboni; Carlos Henrique Ribeiro; Fernando A. Domeze) |
|
|
|
A estação de Bairro dos Franças, em 19/07/2003.
Foto Douglas Razaboni |
A estação de Bairro dos Franças, em 19/07/2003.
Foto Douglas Razaboni |
A vila ferroviária de Bairro dos Franças, em 19/07/2003.
Foto Douglas Razaboni |
A estação em 01/2009. Foto Fernando A. Domeze |
A esta~]ao em 16/11/2016. Foto Carlos Henrique Ribeiro |
|
|
|
|
|
Atualização:
09.01.2017
|
|