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Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ACHILLES
STENGEL-NOVA
Município de Porto União, SC |
linha Itararé-Uruguai - km 533
(1960) |
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SC-0452 |
Altitude: 925 m |
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Inauguração: 14.03.1950 |
Uso atual: abandonada (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1950 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Achilles Stengel-nova foi inaugurada em 1950, juntamente
com a variante do morro de São João (Porto
União da Vitória-Matos Costa) e substituiu a antiga
estação de Achilles Stengel,
na linha original. A variante, que substituiu o trecho original
da E. F. São Paulo-Rio Grande, de 1908, é uma subida
constante com seis túneis: a estação
de Porto União da Vitória está a mais de 650 m e a de Matos
Costa a mais de 1100 m.
Essa linha levou mais de dez anos para
ser construída e entregue ao tráfego.
A estação e a vila ferroviária,
que nunca cresceram mais nada além disso, estavam abandonadas em 2014.
(Veja também ACHILLES STENGEL)
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TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas,
trens de passageiros pararam nesta estação de
1950 a 1983. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
(Fontes: Nilson Rodrigues; Leonardo Bloomfield; RVPSC:
Relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens
de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Atualização:
20.08.2022
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