|
|
C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1908-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1950)
|
NOVA
GALÍCIA
Município de Porto União, SC |
linha Itararé-Uruguai - km 544,255
(1936) |
|
SC-0489 |
Altitude: 1.078,760 m |
|
Inauguração: 30.04.1908 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1908 (já demolido) |
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
|
A ESTAÇÃO:
A estação de Nova Galícia foi inaugurada
em 1908. A colônia do mesmo nome que surgiu a partir da estação
foi uma das diversas colônias incentivadas pela própria
ferrovia, na época.
Em Nova Galícia, cujos planos
para colonização esperavam o surgimento de uma verdadeira
cidade, o loteamento principal ficava dentro do "U" que
a linha da E. F. São Paulo-Rio Grande fazia no local, tendo
a estação na parte inferior do "U".
Foi um
local lendário, em que o na época já ex-Presidente
dos EUA, Theodore Roosevelt, chegou a descer durante sua visita
ao Brasil no início de 1913, além de ter, entre 1912
e 1916, uma importância estratégica para as tropas federais
durante a Guerra do Contestado. Várias notícias das
tropas passadas ao Rio de Janeiro as foram pelo telégrafo
da estação de Nova Galícia.
A vila chegou
a ter cerca de setecentos habitantes nos anos 1930, mas nessa mesma
década, começou a construção da variante,
que, depois dez anos de obras, entregou a nova linha ao tráfego
em 1950, construindo a nova estação de Nova Galícia a dois quilômetros da vila, que, nessa época, já
esperava as dificuldade, constando com apenas 47 famílias.
A partir daí, estas passaram a ter de se utilizar de troleis
e carroças, ou mesmo seguir a pé, para ir da estação
nova à vila.
A velha estação, sem a linha, foi
demolida - não há nem sinal dela, além da plataforma de pedras - e a colônia foi se esvaziando.
Em 2002, apenas seis famílias ainda moravam dentro do antigo "U",
e mais umas vinte viviam em locais mais afastados, espalhadas por um
raio de quatro quilômetros. A vila decadente ainda era
visitada por familiares dos seus poucos moradores, que se referem
a ela como Nova Galícia, Galícia ou mesmo Galícia Velha, como está na placa da estrada
de terra batida que leva para lá. Desde 2000 eles promoviam
uma festa do peixe para atrair pessoas numa tentativa de recuperar
a antiga colônia.
Em 2018, as plataformas ainda existiam e estavam em terras do Sr. Roger Coquerel.
(Veja
também NOVA GALÍCIA-NOVA)
ACIMA: A estação de Nova Galícia
em 1913. Nela aparece, ao centro, À esquerda do menino agachado,
o já ex-Presidente dos EUA, Theodore Roosevelt. Foto extraída
do livro "Lembrança do Trem de Ferro, de P. M. Bardi,
1983).
ACIMA: As plataformas de pedras da estação de Nova Galícia
em 2018 (Foto Frederico Efrom).
(Fontes: Irene Rucinsky; Nilson Rodrigues; P.
M. Bardi: Lembrança do Trem de Ferro,
1983; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936)
|
|
|
|
Ferroviários no interior da estação, c.
1930. Foto cedida por Irene Rucinski |
Na plataforma da estação, em 1935. Foto cedida
por Irene Rucinski |
Em 2004, a foto do ponto onde ficava a estação.
Segundo o fotógrafo, Nilson Rodrigues, a foto com Theodore
Roosevelt (ver mais acima) foi tirada exatamente aqui |
O local da estação, visto de outro ângulo,
em 2004. Foto Nilson Rodrigues |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
29.05.2019
|
|