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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1908-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1950)
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ENGENHEIRO
EUGÊNIO DE MELLO
Município de Porto União, SC |
linha Itararé-Uruguai -
km 526,971 (1936) |
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SC-0587 |
Altitude: |
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Inauguração: 30.04.1908 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. A variante Jaguariaíva-Fabio
Rego foi aberta em 1964 e foi desativada em 1993/4 juntamente com
o trecho Itararé-Jaguariaíva, tendo os trilhos arrancados. |
A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Eugênio de Mello foi inaugurada em 1908.
O seu nome original era Legru. A data oficial é a de
30 de abril desse ano. Uma notícia veiculada no jornal O
Estado de S. Paulo de 16/5/1908 informava essa inauguração.
Notícia atrasada em um mês e meio? Nessa época,
era possível que sim.
Hector Legru foi o banqueiro francês - e não belga,
como muitas vezes aparece - que era um dos sócios de Percival
Farquhar na Brasil Railway Co..
Em 1925 (ver caixa abaixo), a estação passou a se chamar
Engenheiro Eugênio de Mello, um dos engenheiros da ferrovia.
Em 1950, foi entregue em local diferente do da estação
original uma estação que substituiria a antiga, mas
já na variante do morro de São João, entre
Porto União e Matos Costa. A velha estação
foi desativada e demolida.
"Consegui encontrar os vestígios da estação
velha, porém, com a ajuda de um senhor do local. Sem isso,
jamais o teria. O local imediatamente atrás da estação
foi totalmente desfigurado durante a enchente de 1983. A grande depressão
que pode ser vista entre a parte alta e o meu carro, estacionado lá
atrás, era uma enorme parte plana que foi levada pelas águas.
A coisa foi terrivel. A parte intocada, que pode ser reconhecida na
foto antiga (1a à esquerda, abaixo), é a elevação
onde estão as casas. Na foto que lhe mandei há algum
tempo atrás, o trem está subindo a serra para Mattos
Costa. É interessante que poucos conhecem a estação
e o próprio local como Mello. O nome forte ainda é Legru"
(Nilson Rodrigues, 02/01/2005).
(Ver também ENG. EUGÊNIO
DE MELO-NOVA)
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1925
AO LADO: Autorização para mudança de
nome da estação (O Estado de S. Paulo, 21/5/1925).
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(Fontes: Arthur Wischral; Nilson Rodrigues;
ABPF-Paraná; O Estado de S. Paulo, 1925) |
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A estação de Engenheiro Eugênio de Mello,
provavelmente anos 1930. Foto do acervo da ABPF-Paraná |
O trem chega de Porto Uniãomà estação,
nos anos 1930. Foto A. Wischral, acervo Nilson Rodrigues. Compare
com a foto colorida ao lado, em 2005. |
No pequeno retângulo no centro da foto, ao lado esquerdo
da estrada, os restos da antiga estação. Até
a paisagem mudou, como relata Nilson Rodrigues, autor da foto
em 02/01/2005. |
A estação de Engenheiro Eugênio de Mello,
provavelmente anos 1930. O trem está descendo para Porto
União. Foto do acervo da ABPF-Paraná |
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Atualização:
27.04.2023
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