|
|
Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENG.
EUGÊNIO DE MELLO-NOVA
Município de Porto União, SC |
linha Itararé-Uruguai - km 495,980
(1970) |
|
SC-4201 |
Altitude: 804 m |
|
Inauguração: 1950 |
Uso atual: moradia |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Curitiba a Paranaguá,
a mais antiga do Estado, foi aberta pela E. F. Paraná de Paranaguá
a Morretes em 1883, chegando a Curitiba em fevereiro ded 1885. Durante
seus 120 anos de existência ela pouco mudou, apenas dentro de
Curitiba e na mudança de um ou outro túnel na serra.
É considerada um dos marcos da engenharia ferroviária
nacional, projetada por André Rebouças e construída
por Teixeira Soares, depois de firmas estrangeiras recusarem a obra
devido à dificuldade do trecho da serra, entre Morretes e Roça
Nova. É também uma das poucas linhas que continua ter
trens de passageiros, embora de forma turística apenas, desde
os anos 1990, hoje explorado por uma concessionária privada,
a Serra Verde. Em 1942, a E. F. Paraná foi englobada pela R.
V. Paraná-Santa Catarina, e esta, em 1975, transformada em
uma divisão da RFFSA. Em 1996, o trecho passou a ser operado
pela ALL, que obteve a concessão da antiga RVPSC. |
|
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Engenheiro Eugênio de Mello-nova
foi inaugurada em 1950, juntamente com a variante do morro de São
João (Porto União da Vitória-Matos Costa)
e substituiu a antiga estação de mesmo nome, na linha original.
A variante que substituiu o trecho
original de 1908 da E. F. São Paulo-Rio Grande, de 1908, é uma subida
constante com seis túneis: a estação de Porto
União da Vitória está a mais de 650 m e a de Matos Costa
a mais de 1100 m de altitude. Essa linha levou mais de dez anos para ser entregue ao tráfego.
"O curioso
é que as linhas que saem de Porto União a partir do
seu pátio de cargas (para Mafra e para Marcelino Ramos) seguem
lado a lado por mais de um quilômetro , porém sofrendo
desnível: para Marcelino ela sobe, devido à serra, e
para Mafra, desce para atingir o vale do rio Iguaçu (ou algum
afluente dele. A que sobe logo chega a Eugênio de Mello" (Rodrigo Cunha, 2001).
A estação está
entre os dois primeiros túneis do trecho entre Porto União e Matos Costa. A foi reformada pela Prefeitura, de acordo com informação
de Regiane Stachera, moradora do local. A vila ferroviária
continua sendo o que sempre foi, sem ter crescido além disso.
(Ver também ENGENHEIRO EUGÊNIO
DE MELLO)
ACIMA: A estação em
12/09/2003, com a locomotiva belga Meuse, vinda em passeio de Porto
União (Foto Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: Placa da estação,
restaurada (Foto Paulo Stradiotto, 2014).
ACIMA: Placa da estação,
restaurada (Foto Paulo Stradiotto, 2014).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Rodrigo
Cunha; Regiane Stachera; Paulo Stradiotto; RVPSC: Relatórios
anuais, 1920-60; IBGE; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960) |
|
|
|
A estação, em 11/2001. Foto Rodrigo Cunha |
A estação, em 11/2001. Foto Rodrigo Cunha |
Casa da vila ferroviária, em 11/2001. Foto Rodrigo Cunha
|
A estação em dezembro de 2008. Foto Regiane Stachera
|
A estação em dezembro de 2008. Foto Regiane Stachera
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
20.08.2022
|
|