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E. F. Paraná
(1895-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-c.1963)
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ROSEIRA
Município de Rio Negro, PR |
Ramal do Rio Negro - km 75 (1936) |
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PR-0758 |
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Inauguração: 20.02.1895 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
HISTORICO DA LINHA:
A linha unindo Serrinha a Rio Negro foi aberta pela E. F. do Paraná
em 1891, até a estação da Lapa. Em 1894 a linha
foi prolongada até Campo do Tenente, e no ano seguinte chegou
a Rio Negro. Em 1913, com a chegada da linha do São Francisco
até Rio Negro, mas no lado esquerdo do rio, o ramal ganhou
um curto prolongamento até a estação do que hoje
é Mafra, entroncamento de linhas. Em 1964, o ramal foi entregue
totalmente retificado em toda a sua estensão, fazendo com que
todas as estações fossem fechadas e reabertas na linha
nova. Duas não o foram: Campo do Tentente e Roseira, que fecharam
definitivamente, sem trilhos. Hoje esse ramal faz parte do TPS - Tronco
Principal Sul. |
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Roseira foi aberta em 1895. "A
estação era construída em madeira: um galpão de 15mx4m, era dividido
em escritório, depósito e moradia do agente. A plataforma era de tijolos
e a cobertura era de zinco e não tinha pé direito, a estação era pintada
de marrom. A casa dos turmeiros, ocupadas pelas turmas que cuidavam
da estrada de ferro, eram 10 casas brancas. Quando o trem ia para
Campo do Tenente e tinha de subir a 'serrinha', era preciso duas máquinas
a vapor para puxar três vagões carregados".
A vila vivia de pessoas que trabalhavam em parte para a ferrovia,
fornecendo lenha para as caldeiras das máquinas. Por volta
de 1963/1964 - nem antes nem depois - a linha passou a correr mais
para oeste, no que viria a ser o "Tronco Principal Sul"
e a estação foi desativada, tendo sido os trilhos mais
tarde retirados. A estação, que ficava muito próxima
ao atual leito da BR-116, foi demolida. Conforme os moradores do bairro
rural de Roseira, o pátio de manobras ficava "nos
fundos do frigorífico", o hoje frigorífico
Primaz, que se situa à beira da rodovia, pouco após
(sentido Rio Negro) da entrada principal para a vila. Onde
estava o prédio da estação fica hoje a casa do
casal Schaeffer. A linha nova passa hoje longe dali, onde existe
um túnel na localidade de Pau de Casca, divisa dos municípios
de Rio Negro e de Campo do Tenente.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2005;
Elza Maria de Lima Lourenço, 2005; IBGE, 1960; RVPSC: Horário
dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936) |
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Fornecedores de lenha para a ferrovia em Roseira. Cessão
Elza Maria de Lima Lourenço |
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À esquerda, em frente à estação,
de madeira, família do agente da estação
de Roseira, provavelmente anos 1950. Cessão Elza Maria
de Lima Lourenço |
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Atualização:
27.07.2010
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