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Rio da Varzea
Campo do Tenente
Roseira
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
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E. F. Paraná
(1894-1930)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1930-c.1963)
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CAMPO
DO TENENTE
Municípios de Rio Negro (1894-1961)
Campo do Tenente (1961-2010), PR (veja
a cidade) |
Ramal do Rio Negro - km 61,498
(1936) |
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PR-0757 |
Altitude: 797 m |
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Inauguração: 01.12.1894 |
Uso atual: Câmara Municipal (2008) |
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sem trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1935 |
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HISTORICO DA LINHA:
A linha unindo Serrinha a Rio Negro foi aberta pela E. F. do Paraná
em 1891, até a estação da Lapa. Em 1894 a linha
foi prolongada até Campo do Tenente, e no ano seguinte chegou
a Rio Negro. Em 1913, com a chegada da linha do São Francisco
até Rio Negro, mas no lado esquerdo do rio, o ramal ganhou
um curto prolongamento até a estação do que hoje
é Mafra, entroncamento de linhas. Em 1964, o ramal foi entregue
totalmente retificado em toda a sua extensão, fazendo com que
todas as estações fossem fechadas e reabertas na linha
nova. Duas não o foram: Campo do Tenente e Roseira, que fecharam
definitivamente, sem trilhos. Hoje esse ramal faz parte do TPS - Tronco
Principal Sul. |
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HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Campo do Tenente foi aberta em 1894.
O local já existia e era um antigo pouso de tropeiros da rota
Viamão-Sorocaba.
No ano de 1912, previa-se um novo traçado para o ramal de
Rio Negro, então em "precárias condições",
que afastaria a estação em 11 km da linha. A população
se revoltou e propôs que se mantivesse a linha velha como um
ramal para a cidade, entroncando-se com a linha nova (Revista Brazil
Ferrocarril, 12/1912). Porém, talvez por causa das dificuldades
financeiras da Brazil Railway, que se iniciaram exatamente nessa época,
a modificação não foi levada a cabo e o ramal
ficou mesmo onde já estava.
Em 1935, um novo prédio, agora em alvenaria, foi construído
para a estação.
Em 1961, Campo do Tenente separou-se de Rio Negro como
município.
Em meados de 1964 (*Guias Levi: em maio de 1964, o trem ainda passava
pela linha antiga. Em novembro de 1964, já passava pela linha
nova), a linha passou a correr mais para oeste, no que viria a ser
o "Tronco Principal Sul" e a estação
foi desativada, tendo sido os trilhos mais tarde retirados.
Realmente, o documento Campo do Tenente - Aspectos Históricos,
sem data, coloca que foi na administração de Victor
Bussmann, primeiro prefeito do município (empossado em
1961), que foi "transferido para o Estado, em regime de comodato,
o leito e as obras de arte (pontes metálicas e bueiros) da
RFFSA para a construção da atual rodovia PR-427 (trecho
Lapa à BR-116)". Ou seja, a linha foi desativada na
sua administração.
O prédio da estação ainda estava de pé
em 2008, abrigando a Câmara Municipal. A cidade é muito
pequena e agradável. Em frente à estação,
uma das casas mais bonitas do Brasil: a "Villa Anna",
de 1928, e ainda muito bem conservada então. Já a estação,
estava pintada de verde oliva: somente isso já descaracterizava
a coitada.
ACIMA:
Acidente ferroviário em Campo do Tenente, em 28/2/1938,
a dois quilômetros da estação (foi no km 59, como
mostra a fotografia) (Acervo Kallil Assad/Daniel Buckvieser - cessão
Alfeo Röhm).
ABAIXO: A Villa Anna, magnífica, em
frente à estação. A rua em primeiro plano era
o leito da linha até 1964 (Foto Ralph M. Giesbrecht, 18 de
janeiro de 2004).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Paulo Sérgio Zageski; Nilson Rodrigues; Brazil Ferrocarril,
1912; __: Campo do Tenente - Aspectos Históricos, sem data;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960;
RVPSC: relatórios oficiais, 1920-60; RVPSC: Horário
dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936) |
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Estação original de Campo do Tenente, em madeira,
sem data. Autor desconhecido. |
A "nova" estação de 1935. Foto de Arthur Wischral, da época
da inauguração, nos relatórios da RVPSC |
A estação em 1999, já sem os trilhos há
muito tempo. Foto Paulo Sérgio Zageski |
A estação em 08/2003. Foto Nilson Rodrigues. |
A estação em junho de 2008, pintada de verde.
Foto Ralph M. Giesbrecht
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Atualização:
01.05.2023
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