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Ramal de Rio Negro
(1891-1964):
Roseira
Rio Negro
Mafra
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
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E. F. Paraná
(1895-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1964)
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RIO
NEGRO (VELHA)
Município de Rio Negro, PR (veja
a cidade) |
Ramal de Rio Negro - km 88,915 (1935) |
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PR-4305 |
Altitude: - |
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Inauguração: 20.02.1895 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1895 (já demolido) |
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Serrinha a Rio Negro foi aberta pela E. F. do Paraná
em 1891, até a estação da Lapa. Em 1894 a linha
foi prolongada até Campo do Tenente, e no ano seguinte chegou
a Rio Negro. Em 1913, com a chegada da linha do São Francisco
até Rio Negro, mas no lado esquerdo do rio, o ramal ganhou
um curto prolongamento até a estação do que hoje
é Mafra, entroncamento de linhas. Em 1964, o ramal foi entregue
totalmente retificado em toda a sua extensão, fazendo com que
todas as estações fossem fechadas e reabertas na linha
nova. Duas não o foram: Campo do Tenente e Roseira, que fecharam
definitivamente, sem trilhos. Hoje esse ramal faz parte do TPS - Tronco
Principal Sul. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Rio Negro foi inaugurada em 1895.
Ficava pouco antes do rio Negro; do seu pátio, os trilhos seguiam
pela Ponte Seca (com este nome, pois passava e ainda passa,
por sobre uma rua) e depois imediatamente pela ponte sobre o rio.
A estação foi ponta do ramal do mesmo nome, até
1913, quando, do outro lado do rio Negro, chegou a linha do São
Francisco, na estação de Mafra. Esta era,
na verdade, a "estação do lado de lá
do rio" e não tinha o nome atual, que somente teria surgido
com a criação do município de Mafra, em
1917, agora como território catarinense com os acordos de limites
que se seguiram à Guerra do Contestado.
Já no ano de
1912, previa-se um novo traçado para o ramal de Rio Negro,
então em "precárias condições",
que faria com que a estação fosse deslocada para o outro
lado do rio, onde em 1913 surgiria uma nova estação
(Revista Brazil Ferrocarril, 12/1912). Porém, talvez
por causa das dificuldades financeiras da Brazil Railway, que se iniciaram
exatamente nessa época, a modificação não
foi levada a cabo e o ramal ficou mesmo onde já estava.
A estação
além-rio, porém, parece ter sido construída, mas a velha não
foi posta abaixo, pois já havia pedidos da população
da margem direita, onde se situava junto ao centro da cidade de Rio
Negro, para que não se mudasse a estação
para a margem esquerda.
No Guia Levi de 1922, somente é citada
uma estação: Rio Negro. Com esse nome, deveria
estar na cidade paranaense e não em Mafra, ao sul do
rio.
Em 1939, com a chegada e inauguração do prédio
do 2o Batalhão Ferroviário na cidade, o Batalhão
Mauá, este foi construído de forma contígua à
antiga estação e a própria linha do ramal, quando
saía do pátio da estação e seguia no sentido
da Lapa, passava por dentro do terreno murado do Batalhão,
tendo de serem abertas e fechadas porteiras para as composições
passarem. Essa situação não era confortável
- uma linha de uso público passando dentro dos muros de um
batalhão do Exército.
A própria existência
da estação ao lado dos muros do terreno do Batalhão
não agradava. Assim foi que, segundo a pesquisadora Maria
da Glória Foohs, com a abertura da variante (1963/4), a
estação foi demolida e a população passou
a embarcar em Mafra, próxima, mas tendo de atravessar
a ponte sobre o rio.
A variante, parte do Tronco Principal Sul,
substituiu o antigo ramal de Rio Negro e a estação
de Rio Negro mudou de lugar, indo do lado leste para o lado
oeste da cidade (Rio Negro-nova). Os trilhos do velho ramal
foram arrancados e o Batalhão, em 1965, mudou-se para Araguari,
em Minas Gerais, e foi substituído por um regimento do Exército.
(Veja também RIO NEGRO-NOVA)
CLIQUE
AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
1917
AO LADO: Pedem -se mais trens para a estação de Serrinha (O Estado de S. Paulo, 7/1/1917). |
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1920
AO LADO: Trens diarios de Curitiba para Rio Negro (O Estado de S. Paulo, 4/5/1920). |
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ACIMA: Ponte ferroviária sobre o rio Negro,
que atualmente divide a cidade de Rio Negro, PR, de Mafra, em SC.
Na época da fotografia, ainda era tudo Paraná. A atual
Mafra está em segundo plano (Cartão postal dos anos
1900).
ACIMA: Estação de Rio Negro, data desconhecida
(Autor desconhecido).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Francisco
de Almeida Lopes; Nilson Rodrigues; Maria da Glória Foohs;
Revista Brazil Ferrocarril, 12/1912; RVPSC: Relatórios anuais,
1920-56; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas,
1936; Guias Levi, 1932-80; Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, IBGE, 1960) |
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A estação original em 1906. Cartão postal |
A estação de Rio Negro, sem data. Autor desconhecido |
A estação, anos 1950. Acervo Francisco de Almeida
Lopes |
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Atualização:
30.06.2023
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