|
...
Cerradinho
Tomazina
Pinhalão
...
IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
E. F. São
Paulo-Rio Grande (1922-1942)
RVPSC (1942-1969) |
TOMAZINA
Município de Tomasina, PR |
Ramal de Barra Bonita - km 30,699
(1935) |
|
PR-0591 |
Altitude: 483,000 m |
|
Inauguração: 20.04.1922 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
|
|
|
HISTÓRICO
DA LINHA: O ramal de Barra Bonita
e Rio do Peixe começou a ser construído nos anos 1920,
partindo da estação de Wenceslau Braz, no ramal do Paranapanema,
segundo consta com a intenção de atingir as minas de
carvão na região de Figueira e Cambuí, após
Barra Bonita (Ibaiti). Depois de atingir Barra Bonita em 1925, somente
vinte e três anos depois, em 1948, atingiu Cambuí, na
estação de Lysimaco Costa. O ramal deveria ser interligado
com a linha Ourinhos-Apucarana, mas tal nunca aconteceu. O ramal deficitário
foi finalmente fechado em 1969 para trens de passageiros e o esgotamento
das minas; a erradicação final veio em 11/07/1975, tendo
porém, sido o ramal o responsável pela fundação
de alguns núcleos urbanos em seu caminho. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Tomazina foi inaugurada em 1922 em uma cidade que já
existia desde meados do século 19 e que continuou a ser, durante
muitos anos, a mais importante da região em que o ramal passava.
A estação ficava nos limites da cidade na época,
do lado oeste, e a ferrovia costeava o núicleo urbano pelo
sul e pelo oeste.
Mapas dos primeiros anos do século XX já indicavam a
existência da cidade, única naquela área. A cidade
foi o berço de pioneiros e desbravadores de toda a região.
A estação foi fechada com o ramal, em 1969.
Da estação, nada sobrou. O almoxarifado da Prefeitura ocupa parte
do antigo pátio, e o barracão das oficinas foi aproveitado de um antigo
armazém da ferrovia. Há relatos da existência dos pilares da antiga
ponte ferroviária sobre o Rio das Cinzas a 3 km distante da cidade.
No local onde ficava o prédio de madeira da estação,
hoje existe uma estação rodoviária.
1924
AO LADO: Briga no
trem que saía da estação (O Estado de
S. Paulo, 20/10/1924).
|
|
|
TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1925 a 1969. Na foto, trem do ramal em Japira (c.1969). Clique
sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja
aqui horários em 1963
(Guias Levi). |
ACIMA: Estação de Tomasina,
foto sem data. "Naquele bar ao lado da estação, o pastel era
delicioso e na parada, de dez minutos ou mais, dava tempo para a gente
saboreá-lo. Repare a ponte do rio Cinzas, a esquerda. O trem
passou sobre o rio lá acima e veio contornando a serra até entrar
no pátio da estação. Veja o "mistão" da época,
locomotiva a carvão , gondolas para carregar carvão, breque, segunda
e primeira classe... quando ele descia com várias gondolas
carregadas , havia um pessoal que ajudava a frear o trem correndo
por cima de vagões e gondolas. Era trecho de serra" (Rene Alves
de Almeida, outubro de 2015). (Autor desconhecido).
(Fontes: Joeli Laba; Nilson Rodrigues; Douglas
Razaboni; Rene Alves de Almeida; O Estado de S. Paulo, 1924; RVPSC:
relatórios anuais, 1927-28; __: Thomazina, Empresa Editora
Olivero, Curitiba, 1928; IBGE, 1960) |
|
|
|
A estação, possivelmente anos 1920... teria sido
a inauguração? Foto da coleção de
Joeli Laba, cedida por Nilson Rodrigues |
A estação, foto sem data e de autiria desconhecida |
Prédio das oficinas da antiga estação,
ainda de pé em Tomazina. Foto Douglas Razaboni, em 30/12/2002 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
02.11.2017
|
|