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Tomazina
Pinhalão
Japira
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IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. São
Paulo-Rio Grande (1924-1942)
RVPSC (1942-1969) |
PINHALÃO
Município de Pinhalão, PR |
Ramal de Barra Bonita - km 50,742
(1935) |
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PR-0598 |
Altitude: 577 m |
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Inauguração: 24.02.1924 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d (já demolido) |
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HISTÓRICO
DA LINHA: O ramal de Barra Bonita
e Rio do Peixe começou a ser construído nos anos 1920,
partindo da estação de Wenceslau Braz, no ramal do Paranapanema,
segundo consta com a intenção de atingir as minas de
carvão na região de Figueira e Cambuí, após
Barra Bonita (Ibaiti). Depois de atingir Barra Bonita em 1925, somente
vinte e três anos depois, em 1948, atingiu Cambuí, na
estação de Lysimaco Costa. O ramal deveria ser interligado
com a linha Ourinhos-Apucarana, mas tal nunca aconteceu. O ramal deficitário
foi finalmente fechado em 1969 para trens de passageiros e o esgotamento
das minas; a erradicação final veio em 11/07/1975, tendo
porém, sido o ramal o responsável pela fundação
de alguns núcleos urbanos em seu caminho. |
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A ESTAÇÃO: Embora
a data de fundação de Pinhalão seja considerada
a da inauguração da estação ferroviária,
em 1924, pouco antes já existia um pequeno hotel no local,
próximo ao futuro local da estação, no aguardo
dos trilhos que iriam chegar.
A estação foi inaugurada sendo "toda de madeira, obedecendo
ao novo tipo de estação de 3ª classe, aprovado pela inspetoria. Assentada
sobre alicerces de alvenaria de pedra e com plataforma na mesma alvenaria.
Também 2 casas de feitor e 2 para operários, ainda não terminadas"
(*Relatório da RVPSC, 1923).
Todos os dias passou a chegar a locomotiva a vapor da Rede Viação
Paraná-Santa Catarina às 5 da tarde, retornando de Lysimaco
Costa por volta de 8h15 do dia seguinte. A permanência do
trem na estação era suficiente apenas para o abastecimento
de água e lenha, além do embarque e desembarque de passageiros
e cargas, claro.
"Havia, na composição, somente um carro de primeira
classe, um de segunda e o bagageiro, quando não transportavam
alguns vagões de carvão carregados das minas de Figueira"
(Abib Calixto). As viagens não eram confortáveis,
segundo relatos, mas eram consideradas como uma aventura. Para Curitiba,
havia a baldeação em Wenceslau Braz, que tomava
mais de 8 horas, e mais uma parada não tão curta em
em Jaguariaíva.
Com a desativação do ramal em 1969, a estação
fechada foi demolida. Em 1986, ela já não existia (Pinhalão:
Memórias, Abib Calixto, 1986).
Ali perto, sobrou também a ponte ferroviária, convertida em ponte
rodoviária.
ACIMA: Inauguração da estação de Pinhalão em 1924 (Autor desconhecido;
Rumo Paranaense, julho de 1977).
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TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1924 a 1969. Na foto, trem do ramal em Japira (c.1969). Clique
sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja
aqui horários em 1963
(Guias Levi). |
(Fontes: Douglas Razaboni; Abib Calixto:
Pinhalão - Memórias, 1986; RVPSC: relatórios
oficiais, 1920-60; Thomazina, Empresa Editora Olivero, Curitiba, 1928;
IBGE, 1960) |
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A estação de Pinhalão, em 1928. Foto do
livro Thomazina - Empresa Editora Olivero, Curitiba,
1928 |
Antiga ponte ferroviária perto da cidade. |
Antiga ponte ferroviária perto da cidade. |
Restos da estação ferroviária de Pinhalão. |
Fotos coloridas: Douglas Razaboni em 30/12/1002 |
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Atualização:
31.03.2019
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