|
...
Pinhalão
Japira
Ibaiti
...
IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
E. F. São
Paulo-Rio Grande (1925-1942)
RVPSC (1942-1969) |
JAPIRA
Município de Japira, PR |
Ramal de Barra Bonita - km 65,008 (1935) |
|
PR-0596 |
Altitude: 656,400 m |
|
Inauguração: 01.04.1925 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1924 (já demolido) |
|
A ESTAÇÃO:
A estação de Japira foi inaugurada em 1925, como
estação de 3a classe, mas já estava concluída
desde 1924 (Relatório da RVPSC, 1924).
Nessa época,
em Japira existia uma das maiores serrarias da região,
a Oliveira & Cia., além de máquinas beneficiadoras
de algodão e café. Era parte integrante do município
de Tomasina.
Hoje, nada restou da
estação, nem há nenhum sinal visível de que houve um
dia uma ferrovia naquela cidade. A ferrovia deixou de funcionar em
1969 e o prédio da Prefeitura foi construído enquanto a antiga
estação ainda estava de pé, bem próximo dela, sob onde
era o girador de locomotivas: pouco depois, a velha estação
foi para o chão.
"A estação de Japira tinha a mesma
planta da estação de Mallet. Ela ficava um pouco abaixo do atual prédio
da Prefeitura. Esta hoje se encontra em cima do antigo viradouro que
terminava bem em frente à porta da igreja. A estação
ficava um pouco abaixo, onde hoje é a rua e minha tia era a agente
do correio. Houve um período em que a Sorocabana emprestou a 222,
o breque, os carros de segunda e o de primeira. O misto na época do
carvão descia com muitas gôndolas de carvão com o guarda freio. Japira
produziu muita madeira de pinho e café e além dos trens de passageiros,
circulavam também trens extras. Em Japira, na época, o misto partia
de Wenceslau Braz às 15:00 a passava em Japira às 17:40 horas e no
retorno pela manhã, às 8:40 horas. Duas locomotivas, a 637 e 643 faziam
o percurso, com carro correio, segunda e primeira classes. A baldeação
com o misto de Ourinhos a Jaguariaiva (locomotivas 700) em Wenceslau
era às 11:00. Na época de carga e carvão, havia os guarda freios em
cima de vagões e gôndolas. Meus tios Francisco Cascardo, mineiro de
Itajubá, e sua esposa Catarina Damatto Cascardo foram fundadores da
cidade e lá estão sepultados" (Rene Alves Almeida, 02/2003).
ACIMA: Inauguração do prédio da
prefeitura de Japira, construído no local onde ficava o girador
de locomotivas. À esquerda, a velha estação ainda
de pé. Foto dos anos 1970 (Acervo Wagner Monteiro de Assis).
|
TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1925 a 1969. Na foto, trem do ramal em Japira (c.1969). Clique
sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja
aqui horários em 1963
(Guias Levi). |
(Fontes: Douglas Razaboni; Rene Alves Almeida; RVPSC: relatórios anuais, 1920-60; Thomazina, Empresa
Editora Olivero, Curitiba, 1928; IBGE, 1960) |
|
|
|
A estação ferroviária de Japira em 1928,
com duas locomotivas no pátio. Foto do livro Thomazina
- Empresa Editora Olivero, Curitiba, 1928. Autor: Arthur Wischral |
A Prefeitura Municipal de Japira, construída no local
onde ficava a estação ferroviária. Foto
Douglas Razaboni em 30/12/2002 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
30.05.2023
|
|