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Japira
Ibaiti
Artur Bernardes
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IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. São
Paulo-Rio Grande (1925-1942)
RVPSC (1942-1969) |
IBAITI
(antiga BARRA BONITA e ARTUR BERNARDES)
Município de Ibaiti, PR |
Ramal de Barra Bonita - km 76,495 (1935) |
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PR-0595 |
Altitude: 828 m |
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Inauguração: 23.08.1925 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTÓRICO
DA LINHA: O ramal de Barra Bonita
e Rio do Peixe começou a ser construído nos anos 1920,
partindo da estação de Wenceslau Braz, no ramal do Paranapanema,
segundo consta com a intenção de atingir as minas de
carvão na região de Figueira e Cambuí, após
Barra Bonita (Ibaiti). Depois de atingir Barra Bonita em 1925, somente
vinte e três anos depois, em 1948, atingiu Cambuí, na
estação de Lysimaco Costa. O ramal deveria ser interligado
com a linha Ourinhos-Apucarana, mas tal nunca aconteceu. O ramal deficitário
foi finalmente fechado em 1969 para trens de passageiros e o esgotamento
das minas; a erradicação final veio em 11/07/1975, tendo
porém, sido o ramal o responsável pela fundação
de alguns núcleos urbanos em seu caminho. |
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A ESTAÇÃO: A cidade,
surgida da exploração de carvão, chamava-se primeiro
Patrimônio do Café. O nome Barra Bonita
veio mais tarde. A estação foi aberta com este nome
em 1925, mas como parada, "do tipo já aplicado em Quatiguá"
(Relatório da RVPSC, 1924).
Em 1927 e 1928, a estação se chamava Artur Bernardes.
Até pelo menos meados dos anos 1930, o nome da estação
passou a ser o da vila - Barra Bonita - e, em 1943, ambos foram
mudados para Ibaiti. Com a abertura da estação
seguinte, em 1940 (por quinze anos a linha teve como ponto terminal
Barra Bonita), o antigo nome de Artur Bernardes foi
dado a essa nova estação. Confuso, não?
Em 1947, foi criado o município de Ibaiti.
Em 1969, o ramal foi fechado.
Hoje, assim como em Japira, é difícil de acreditar que um dia
houve uma ferrovia em Ibaiti. A estação rodoviária foi construída
em cima do antigo pátio, e a Câmara dos Vereadores ocupa o que
parece ter sido uma casa da vila ferroviária, que seria a única
coisa que teria sobrado do seu passado ferroviário.
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1924
AO LADO: Chegada dos trilhos à
estação, nove meses antes da inauguração
(O Estado de S. Paulo, 21/11/1924).
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ACIMA: A estação de Ibaiti,
nos anos 1920. Talvez tenha sido também tomada no dia da inauguração,
em 1925, assim como o foi a fotografia vista no pé da página
(Foto Arthur Wischral; acervo Nilson Rodrigues).
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TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1925 a 1969. Na foto, trem do ramal em Japira (c.1969). Clique
sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja
aqui horários em 1963
(Guias Levi). |
(Fontes: Douglas
Razaboni; Arthur Wischral; Nilson Rodrigues; RVPSC: relatórios
oficiais, 1927-28; __: Thomazina, Empresa Editora Olivero, Curitiba,
1928; IBGE, 1960) |
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A estação em 1925, no dia da inauguração.
O nome no dístico ainda é Artur Bernardes. Foto
Arthur Wischral, do livro Thomazina - Empresa Editora
Olivero, Curitiba, 1928 |
A estação em 1935, ainda com o distico "Artur
Bernardes". Isso põe em dúvida a data, pois
nos relatórios desse ano da RVPSC a estação
já se chamava Barra Bonita. Foto Arthur Wischral, cedida
por Nilson Rodrigues |
Casas da antiga vila ferroviária em Ibaiti. Foto Douglas
Razaboni, em 30/12/2002 |
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Atualização:
31.03.2019
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