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Ibaiti
Artur Bernardes
Eusébio de Oliveira
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IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. São
Paulo-Rio Grande (1940-1942)
RVPSC (1942-1969) |
ARTUR
BERNARDES
Município de Ibaiti, PR |
Ramal de Barra Bonita - km 258 (1960) |
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PR-0592 |
Altitude: 739 m |
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Inauguração: 01.01.1940 |
Uso atual: em ruínas (2014) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1940 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Barra Bonita e Rio do Peixe teve seu primeiro trecho entregue
no ano de 1922, até a cidade de Tomasina, único dos
municípios atuaias da linha que já existia. A partir
daí, a linha foi sendo prolongada lentamente, chegando ao seu
final em 1948, na estação de Lysimaco Costa, onde estavam
as maiores minas de carvão da região, e que eram o objetivo
do ramal. Apesar de tudo, em 1969 a linha foi fechada e o ramal erradicado
logo após. Oficialmente, foi extinto pela RFFSA em 1975. |
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HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
Projetada desde 1924 com o nome de Campinho, a estação
somente foi construída e inaugurada dezesseis anos depois.
"Pronto o embasamento na alvenaria da estação de Campinho,
km 90 do ramal de Barra Bonita." (*Relatório da
RVPSC de 1924).
A estação de Artur Bernardes
foi aberta no auge da exploração das minas de carvão
na região, em 1940. Até pelo menos meados dos anos 1930,
o nome Artur Bernardes serviu
para a estação de Barra Bonita, depois Ibaiti: o nome da estação não
levava o nome da cidade.
"Logo após a Turma 30, deixamos
novamente o asfalto por uma estrada de terra
à esquerda, e logo nos deparamos com a estação de Arthur Bernardes.
Foi uma grata surpresa encontrá-la de pé, fechada e mal conservada,
mas ainda gloriosa naquele cenário de vales infinitos dos dois lados
do antigo leito. Sua arquitetura remete às estações de outras ferrovias
e, na direção de Ibaiti, há dois leitos visíveis, um reto e outro
numa curva à esquerda. Seria ali a saída de um 'ramal
carvoeiro'?. É quase um milagre que a estação tenha sobrevivido até
os dias de hoje" (Douglas Razaboni, 01/2003).
Desativada
em 1968, o prédio já arruinado em 2014 era uma testemunha viva do passado ferroviário
da região. Estava
já com boa parte do telhado desabado, depois de um incêndio
que pode ter sido criminoso.
(ACIMA: A inauguração da estação em 1940 (Foto Arthur Wishral Wischral).
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1925 a 1969. Na foto, trem do ramal em Japira (c.1969). Clique
sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja
aqui horários em 1963
(Guias Levi). |
(Fontes: Douglas Razaboni; RVPSC: relatórios
anuais, 1924-1960; Folha de S. Paulo, 1962; Folha Extra, 27/6/2014;
IBGE, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias
Levi, 1932-72) |
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A estação, fechada... |
...no meio de vales a perder de vista... |
...teima em ficar de pé... |
...num abandono de mais de vinte e cinco anos. Fotos Douglas
Razaboni, em 30/12/2002. |
A estação já em ruínas em junho
de 2014. Foto Folha Extra |
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Atualização:
01.05.2023
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