|
...
Wenceslau Braz
Cerradinho
Tomazina
...
IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
E. F. São
Paulo-Rio Grande (1922-1942)
RVPSC (1942-1969) |
CERRADINHO
Município de Tomazina, PR |
Ramal de Barra Bonita - km 19,928
(1935) |
|
PR-0593 |
Altitude: |
|
Inauguração: 22.04.1922 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
|
|
|
HISTÓRICO
DA LINHA: O ramal de Barra Bonita
e Rio do Peixe começou a ser construído nos anos 1920,
partindo da estação de Wenceslau Braz, no ramal do Paranapanema,
segundo consta com a intenção de atingir as minas de
carvão na região de Figueira e Cambuí, após
Barra Bonita (Ibaiti). Depois de atingir Barra Bonita em 1925, somente
vinte e três anos depois, em 1948, atingiu Cambuí, na
estação de Lysimaco Costa. O ramal deveria ser interligado
com a linha Ourinhos-Apucarana, mas tal nunca aconteceu. O ramal deficitário
foi finalmente fechado em 1969 para trens de passageiros e o esgotamento
das minas; a erradicação final veio em 11/07/1975, tendo
porém, sido o ramal o responsável pela fundação
de alguns núcleos urbanos em seu caminho. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Cerradinho foi inaugurada em 1922, juntamente com a estação
seguinte, de Tomasina, aliás, centro do enorme município
que abrigava o ramal. Em Cerradinho havia na época duas
serrarias e algumas casas comerciais.
"Conseguimos chegar até a estação de Cerradinho, ou do que
restou dela, praticamente junto ao asfalto de Wenceslau Braz para
Tomazina, ficando distante do vilarejo do Cerradinho, situado a cerca
de 5 km à direita do asfalto, e situada junto à sede de um sítio,
de propriedade do Sr. José Geraldo Campos, que nos recebeu com algum
espanto inicial ('quem seriam estes loucos atrás de estação de trem?')
e, depois, com muita alegria e disposição nos mostrou tudo por ali.
'Isso aqui era uma beleza, passavam até 8 trens por noite, carregados
de carvão. Havia muito movimento, com gente indo e vindo pela ferrovia.
Aí, as coisas começaram a minguar, mais ou menos quando vieram as
Diesel. A linha era muito precária, e não aguentava o peso das novas
máquinas. No tempo do vapor, não havia composição com mais que 6 vagões,
pois a linha sobe muito...' Ele nos relatou tudo isso, dizendo que
mora naquele local desde 1946. Há 28 anos o movimento cessou de vez,
os trilhos foram retirados e tudo caiu no abandono. Os galpões vistos
nas fotos estão em cima do antigo leito, e da plataforma resta um
pequeno trecho, coberto pelo mato" (Douglas Razaboni,
01/2003).
A ferrovia, bem como a estação de Cerradinho,
foram fechadas em 1969.
|
TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1925 a 1969. Na foto, trem do ramal em Japira (c.1969). Clique
sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja
aqui horários em 1963
(Guias Levi). |
(Fontes: Douglas Razaboni; RVPSC: relatórios
anuais, 1927-28; IBGE, 1960) |
|
|
|
Restos da plataforma da estação demolida... |
...enquanto armazéns foram construídos sobre o
antigo leito da ferrovia. Fotos Douglas Razaboni em 2/1/2003 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
02.11.2017
|
|