|
|
Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1949-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ROMÁRIO
MARTINS
Município de Ventania, PR |
Ramal de Monte Alegre - km 175 (1960) |
|
PR-2040 |
Altitude: 1.002 m |
|
Inauguração: 16.02.1949 |
Uso atual: em ruínas |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
|
|
|
HISTÓRICO DA
LINHA: O ramal de Monte Alegre teve a construção iniciada pela RVPSC
em outubro de 1942, especificamente para ligar a estação de Joaquim
Murtinho (Raul Mesquita) à fábrica de papel e celulose da Klabin,
na Fazenda Monte Alegre, junto ao rio Tibagi. O primeiro trecho foi
aberto em 1949, chegando a Barro Preto, mas somente em 1958 chegou
à fábrica, que já operava havia cerca de dez anos. O ramal deveria
ser estendido até Apucarana, na linha Ourinhos-Cianorte, bem como
até Lysimaco Costa, no ramal de Barra Bonita, e dali a Cornélio Procópio,
também na Ourinhos-Cianorte, mas ambos os prolongamentos nunca vieram
a ser construídos. A vila operária da fábrica de celulose acabou por
dar origem à "Cidade Nova", mais tarde chamada de Telêmaco Borba.
Trens de passageiros circularam pelo ramal desde o seu início, até
1976/77, quando foram suprimidos. Entretanto, o tráfego de cargueiros
para a fábrica continua até hoje, sendo o responsável pela operatividade
da antiga linha Itararé-Uruguai, entre as estações de Uvaranas (em
Ponta Grossa) e Raul Mesquita, passando daí diretamente para o ramal.
|
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Romário Martins foi inaugurada
em 1949 e tem o nome homenageando o maior historiador do Estado do
Paraná. "Encontramos a estação de Romário Martins,
quase junto ao trevo da Rodovia do Cerne com a estrada que vai até
Arapoti. Na pequena venda que ainda resiste no local, o proprietário
informou-nos a localização da estação, bem pertinho, enquanto trançava
um chicote (reio ou relho, no linguajar simples daquela gente). A
estação não poderia estar pior. Depredada totalmente,
sem telhado e sem piso. Sobraram apenas as paredes em pé e a plataforma,
e o mato já vai cobrindo tudo por ali" (Douglas Razaboni,
03/01/2004).
(Fontes: Douglas Razaboni; RVPSC: Relatórios
oficiais, 1940-60; IBGE, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960) |
|
|
|
A estação em sua inauguração, em
1949. Foto do relatório da RVPSC para esse ano |
A estação em 29/12/2003. Foto Douglas Razaboni |
A estação em 29/12/2003. Foto Douglas Razaboni
|
A estação em 29/12/2003. Foto Douglas Razaboni
|
Ruínas da estação de Romário Martins,
em 29/12/2003. Foto Douglas Razaboni |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
09.07.2014
|
|