|
|
Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1949-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CASTELLAR
DE CARVALHO
Município de Ventania, PR |
Ramal de Monte Alegre - km 155 (1960) |
|
PR-2043 |
|
|
Inauguração: 16.02.1949 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
HISTÓRICO DA
LINHA: O ramal de Monte Alegre teve a construção iniciada pela RVPSC
em outubro de 1942, especificamente para ligar a estação de Joaquim
Murtinho (Raul Mesquita) à fábrica de papel e celulose da Klabin,
na Fazenda Monte Alegre, junto ao rio Tibagi. O primeiro trecho foi
aberto em 1949, chegando a Barro Preto, mas somente em 1958 chegou
à fábrica, que já operava havia cerca de dez anos. O ramal deveria
ser estendido até Apucarana, na linha Ourinhos-Cianorte, bem como
até Lysimaco Costa, no ramal de Barra Bonita, e dali a Cornélio Procópio,
também na Ourinhos-Cianorte, mas ambos os prolongamentos nunca vieram
a ser construídos. A vila operária da fábrica de celulose acabou por
dar origem à "Cidade Nova", mais tarde chamada de Telêmaco Borba.
Trens de passageiros circularam pelo ramal desde o seu início, até
1976/77, quando foram suprimidos. Entretanto, o tráfego de cargueiros
para a fábrica continua até hoje, sendo o responsável pela operatividade
da antiga linha Itararé-Uruguai, entre as estações de Uvaranas (em
Ponta Grossa) e Raul Mesquita, passando daí diretamente para o ramal.
|
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Castellar de Carvalho foi inaugurada
em 1949. "A primeira estação do ramal é Castellar de Carvalho,
mas foi-nos impossível chegar até ela. Pelas informações recebidas
em Raul Mesquita, a estrada de terra que utilizamos para chegar até
ela chega apenas até o Km 12 do ramal, e Castellar estaria no Km 18,
e não há estrada além. Caminhar estes 6 Km de ida e mais 6 de volta
estava fora dos nossos planos, portanto indagamos a um trabalhador
que por ali estava como fazer. A opção seria contornar a Serra das
Furnas por Piraí do Sul e tentar chegar até Castellar por uma das
muitas estradas de retirada de toras de pinus, a partir da estrada
Piraí do Sul - Ventania (Rodovia do Cerne, aliás belíssima). A opção
se revelou vã, pois informaram-nos posteriormente que a estrada
estava bloqueada justamente no trecho de serra, exigindo veículo 4x4
para atravessar. Isso após termos rodado cerca de 15 Km mato adentro
por uma estrada péssima, fazendo o Tempra chacoalhar e bater em todas
as pedras do caminho, que não eram poucas. Em Romário Martins,
na pequena venda que ainda resiste no local, perguntamos ao dono sobre
Castellar, que nos informou que já tinha ido até lá, fato confirmado
por sua esposa, acrescentando que foram de trem! Ambos desconheciam
qualquer estrada que chegasse até esta escondida estação...."
(Douglas Razaboni, 03/01/2004) A estação
já foi demolida, lá restam apenas o piso e a antiga
caixa d'água
(Fontes: Luiz Sergio P. Marcondes, 2009; Edson, maquinista
da ALL, 2004; Douglas Razaboni, 2004; RVPSC: Relatórios oficiais,
1940-60; IBGE, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
A estação em sua inauguração, em
1949. Foto do relatório da RVPSC para esse ano |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
27.11.2009
|
|